REINALDO SILVA – reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Em boletim divulgado manhã desta terça-feira (7), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 90 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado. Outros quatro óbitos ainda estão sendo investigados. Mais de 130 pessoas são consideradas desaparecidas.
O cenário de devastação motivou ações voluntárias por todo o Brasil, e em Paranavaí não é diferente: entidades e instituições públicas e privadas uniram forças para arrecadar doações destinadas às vítimas da tragédia.
No campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a comunidade acadêmica conseguiu 860 quilos de alimentos não perecíveis, 276 quilos de roupas, 190 itens de higiene pessoal e água mineral.
Ainda na manhã de ontem, as doações foram levadas ao 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente (9º SGBI), para posterior destinação às famílias do Rio Grande do Sul.
A campanha da Unespar segue nesta quarta-feira (8) até as 16h. Além de estudantes, professores e demais funcionários do campus, todos os moradores de Paranavaí e região podem colaborar.
De acordo com a diretora Maria Antonia Ramos Costa, os itens de maior necessidade são para higiene pessoal e materiais de limpeza, tais como escova e pasta de dente, papel higiênico, absorvente íntimo, água sanitária e sabão em pó.
Para participar da campanha, basta levar as doações até o bloco administrativo da universidade, localizada na Avenida Gabriel Esperidião, sem número, Jardim Morumbi.
Conforme o boletim da Defesa Civil, 204,3 mil pessoas estão fora de casa, sendo que 48,2 mil se encontram em abrigos e 156 mil enfrentam a condição de desalojamento, provisoriamente na casa de familiares ou amigos.