Cibele Chacon – da Redação
Na próxima segunda-feira (20), o Lar Vicentino de Paranavaí vai comemorar 45 anos de existência. Fundada em 10 de junho de 1970 por vicentinos imbuídos do espírito de caridade da Sociedade São Vicente de Paulo, a instituição, conhecida oficialmente como Casa Antônio Frederico Ozanam, enfrentou nove anos de trabalho árduo antes de sua inauguração em 20 de maio de 1979.
Desde então, o Lar Vicentino tem enfrentado inúmeros desafios para proporcionar atendimento de qualidade aos idosos. Inicialmente, os acolhimentos eram feitos de maneira simples, com recursos provenientes de doações e da ajuda de voluntários. A direção da instituição era feita por freiras vicentinas, mas com o tempo e as exigências legais, a coordenação foi profissionalizada, mantendo a diretoria composta por vicentinos voluntários.
“Nosso maior desafio sempre foi proporcionar atendimento de qualidade aos idosos com recursos limitados, mas graças ao apoio da população e a convênios com o poder público, temos conseguido,” afirma Ivan Gomes de Lima, coordenador do Lar Vicentino há 10 anos.
Ao longo das décadas, a instituição alcançou conquistas significativas, destacando-se na oferta de acolhimento, dignidade e qualidade de vida aos idosos. A estrutura física evoluiu com a construção de duas alas separadas para quartos masculinos e femininos, todos equipados com banheiros. Outras melhorias incluem um refeitório bem estruturado, cozinha, área de convivência e lavanderia.
Atualmente, o Lar Vicentino atende a 48 idosos, sendo 27 homens e 21 mulheres, a maioria sem familiares. A comunidade local tem sido fundamental para o sucesso e a manutenção da instituição, oferecendo doações e suporte constante, embora tenha havido queda significativa durante a pandemia de Covid-19 devido às restrições de visita.
Lima compartilha que, ao longo dos anos, conheceu muitas histórias de vida inspiradoras, todas marcadas por dificuldades e superação. “Quem convive aqui com os nossos idosos percebe a fragilidade da vida e a importância de valorizar o que realmente importa, que são as pessoas,” diz ele.
A moradora mais antiga está no Lar Vicentino há 35 anos. O nome dela é dona Luiza Hnatuf, de 82 anos de idade. Participa das atividades e gosta muito de conviver com os amigos. O local preferido de dona Luiza é a capela, onde faz as orações diárias e conversa com Deus. Não há dúvidas, se sente feliz e acolhida.
Os serviços oferecidos atualmente incluem cuidados integrais com saúde, alimentação, higiene, atividades estimuladoras para a mente e suporte espiritual com missas semanais. A equipe é composta por profissionais de assistência social, cuidados, enfermagem, fisioterapia, limpeza, nutrição e recreação.
O Lar Vicentino planeja uma comemoração interna para marcar o 45º aniversário, com decoração, bolo, salgados e refrigerantes. Olhando para o futuro, a instituição planeja reformas prediais para oferecer mais conforto aos idosos e continuar firmando parcerias com o poder público para garantir a continuidade dos atendimentos.
“A comunidade paranavaiense é maravilhosa, tem contribuído com esta Casa desde o início da construção até os dias de hoje com doações, sempre atendendo aos nossos apelos”, afirmou o coordenador.
Para aqueles que desejam colaborar com o Lar Vicentino, as necessidades são divulgadas nas redes sociais da instituição, e doações em dinheiro podem ser feitas via Pix utilizando o CNPJ 79.728.895/0001-35. Também é possível acompanhar a instituição pelo Instagram @casaantoniof.ozanampvai.