A Secretaria da Fazenda se reuniu nesta sexta-feira (17) com dirigentes da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), em um encontro direcionado a discutir a regulamentação da reforma tributária e novas medidas para desburocratizar a gestão fiscal e impulsionar a atividade econômica no Estado.
A reunião teve como objetivo trocar ideias sobre como simplificar processos fiscais. Também foi proposta a criação de um fórum técnico no qual Estado e setor produtivo pudessem debater continuamente a reforma tributária.
O secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, ressaltou que uma das prioridades da gestão é criar um ambiente cada vez mais propício para o investimento. Ele enfatizou a importância desse esforço e destacou os benefícios que o crescimento econômico traz para a geração de empregos e oportunidades, além de impulsionar o desenvolvimento do Estado.
“Aceitei o convite do governador Ratinho Junior para contribuir na gestão das finanças do Paraná, não só das finanças públicas, mas também pela capacidade de relacionamento com o setor privado, para, tanto quanto for possível, ajudar a superar as dificuldades”, disse Ortigara.
Ele lembrou ainda que o Paraná, a quinta economia do País, foi o Estado que apresentou maior crescimento nos últimos anos. Segundo ele, isso é reflexo da postura do governador em estabelecer constante diálogo com o setor produtivo.
REFORMA
Ortigara ressaltou que a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em 2023 e em fase de regulamentação no âmbito federal, deve ajudar nisso. “Há um processo de melhoria do sistema atual, e as leis complementares que estão no Congresso Nacional vão dizer se seremos bem-sucedidos ou não, para que o setor produtivo tenha menos pessoas calculando impostos e mais pessoas produzindo. É um desafio grandioso, em que temos de estar presentes por meio de debates técnicos, para que haja menos concessões e mais simplificações”, afirmou.
O presidente da Faciap, Fernando Moraes, afirmou que a Faciap tem corpo técnico acompanhando detalhadamente os desdobramentos da reforma tributária. “Este diálogo que o Estado está promovendo é muito importante. Estamos à disposição para trabalharmos em conjunto com a Secretaria da Fazenda, em prol do que for melhor não apenas para o nosso setor, mas para o Paraná e os municípios”, disse.
DIÁLOGO
Nos últimos dias, o secretário da Fazenda também se reuniu com outras entidades representativas do setor produtivo paranaense, como a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), todas integrantes do G7.