O lutador paranavaiense Cleiton Santos, 30 anos, da equipe Red Lions/Kalango Team –Paranavaí, conquistou uma vaga para a disputar o Mundial de Jiu-Jitsu que acontece entre os dias 29 de maio e 2 junho na Califórnia, Estados Unidos.
A vaga foi alcançada depois do bom desempenho no Floripa Fall, competição realizada no sábado (18) em Florianópolis, Santa Cantarina. Cleiton Santos, que é faixa preta, ficou em terceiro lugar nas categorias Adulto Pesadíssimo e Absoluto (Peso Livre).
“Foi uma competição muito disputada, pois era a última chance de muitos atletas pontuar para o ranking e classificar pro mundial. Pude fazer boas lutas contra atletas renomados de vários lugares do país, aumentando assim minha experiência em competições desse nível”, contou o atleta.
Com as duas medalhas, ele chegou à pontuação necessária para a disputa do mundial, mas não é garantia de que estará presente na Califórnia, pois existem questões burocráticas a serem resolvidas.
“Conquistei os pontos necessários, mas nada garante que eu vá. Dependo do visto”, disse Cleiton, que também relembrou de 2023, quando viveu situação parecida, porém o desfecho não foi o esperado, ele teve o visto negado.
Cleiton tentará novamente retirar o documento que o libera para entrar no país norte americano. A entrevista no consulado está marcada para 27 de maio, dois dias antes do início do torneio.
O lutador avalia que participar do mundial está sendo mais difícil pela burocracia e por questões financeiras do que propriamente conquistar a vaga no tatame.