Mônica Camargo Tracanella
A pandemia realmente nos fez pensar.
Colocou a vulnerabilidade bem à nossa frente e nos fez refletir profundamente sobre a vida – a família, o trabalho, as relações, e tudo aquilo que mais vale a pena.
Nesse sentido, muitos profissionais sentiram um verdadeiro “despertar”, dando-se conta de que não estão felizes no trabalho ou simplesmente que não estão levando a vida que desejaram, e que precisam fazer algo para mudar.
Um estudo do IBGE aponta que 53% dos brasileiros querem mudar de profissão, após a pandemia da Covid-19.
Para quem se enquadra nessa pesquisa, o ideal é realizar uma transição planejada:
Entenda o quê, exatamente, não está funcionando para você: tente listar tudo que vem te desagradando. É muito importante conseguir ter essa visão para poder entender quais pontos estão dentro do seu círculo de influência, ou seja, pontos nos quais você pode atuar, e quais você tem pouco ou nenhum controle – e seria perda de tempo ficar lutando contra eles;
Liste as coisas que estão indo bem: conseguir enxergar, em meio ao “caos”, a parte cheia do copo, ajuda a aliviar um pouco o peso do momento e se reenergizar para enfrentar o que deve ser enfrentado;
Explore suas possibilidades (dentro e fora da empresa atual): é hora de olhar ao redor e identificar, ainda dentro da própria empresa onde você atua, que possíveis movimentos podem ser feitos para que você encontre o que procura. Uma transferência para alguma outra área? Preparar-se para algum outro cargo? Responder para um novo líder?
Faça seu plano de ação: momento de pensar em tudo que precisa ser feito para atingir seus objetivos. Revisar seu LinkedIn? Aquecer sua rede de contatos?
Turbinar seu conhecimento com novos cursos? Buscar apoio profissional?
Boa sorte!