(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PROCON DE PARANAVAÍ

Mais da metade das solicitações de renegociação de dívidas tem relação com bancos e financeiras

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

De 16 a 24 de novembro, o Procon de Paranavaí atendeu 59 consumidores interessados em renegociar débitos em atraso. 54% das pendências estão relacionadas com bancos, financeiras ou administradoras de cartões: foram 32 ofícios nesse segmento. As empresas credoras já estão sendo notificadas e as audiências de conciliação com os clientes inadimplentes estão previstas para 10 de dezembro.

Até quarta-feira, a campanha de renegociação em Paranavaí englobava todos os tipos de atividades econômicas. Até 30 de novembro, a iniciativa segue o mutirão nacional exclusivamente com instituições bancárias e financeiras.

O coordenador do Procon de Paranavaí, Carlos Eduardo Balliana, explica que é possível fazer solicitações de revisão de débitos, mediante ofício, a qualquer momento. A diferença da campanha é que são marcadas as audiências “para auxiliar e tentar forçar o acordo, fazendo a empresa credora analisar de forma diversa o recebimento de seu crédito”.

É possível negociar diretamente com o credor? Sim, mas o Procon orienta os consumidores a tomarem cuidado com a atualização dos valores devidos de forma abusiva. “As empresas geralmente não são tão maleáveis em acordos para receberem seus créditos”, destaca Balliana. Ainda que já estejam com o prejuízo, se encontram em um patamar elevado na relação de consumo.

O intermédio do Procon muitas vezes facilita a negociação, por isso as campanhas são importantes, avalia o coordenador. O principal, diz ele, “é tentar auxiliar os consumidores a quitarem suas dívidas e voltarem a ter crédito no mercado”. Por consequência, as empresas recebem e podem investir, fazendo a economia girar, ainda que de forma modesta.

Apesar de não confirmar a realização de novas campanhas de renegociação de débitos em 2022, pelas incertezas do cenário pandêmico, Balliana espera que a melhora diária no combate à Covid-19 possibilite retomar a rotina anterior a março de 2020, quando a doença chegou ao Brasil. Até então, eram promovidas duas edições ao ano.

Serviço – O Procon de Paranavaí fica na Rua Antônio Felipe, 917, no Centro. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Os números de telefone para contato são (44) 3902-1055 e 3902-1056.

Das 59 solicitações de acordo feitas de 16 a 24 de novembro, 32 dizem respeito a débitos atrasados com bancos e instituições financeiras
Foto: Arquivo DN
Eduardo Balliana diz que audiências fazem com que as empresas credoras analisem de forma diversa o recebimento dos valores pendentes
Foto: Arquivo DN
Compartilhe: