REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou recentemente o resultado das avaliações de desempenho das escolas públicas no processo de alfabetização infantil. São João do Caiuá obteve o melhor resultado entre os 21 municípios do Noroeste do Paraná atendidos pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí.
Se a meta do governo federal é alcançar 80% de alunos alfabetizados até 2030, São João do Caiuá se antecipou e atingiu a marca de 93,3%. O índice é referente aos alunos que estavam no segundo ano do ensino fundamental em 2023.
A nota divulgada pelo Inep representa a soma de três provas aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC) – em março, junho e novembro.
Em São João do Caiuá, 95 alunos da Escola Municipal Maria Cernaki participaram das provas e mostraram os conhecimentos adquiridos em diferentes aspectos da linguagem que possibilitam a compreensão de palavras e números e tornam a comunicação eficaz.
O prefeito Stefan Pauka comemorou o resultado. “Saímos do ranking dos 10 piores pisos salariais de professores em 2018 para o ranking das 12 melhores cidades em alfabetização. Valorização e investimento em educação é uma característica desta gestão.”
A conquista reflete a qualidade no sistema de ensino e eleva as possibilidades de os estudantes avançarem com sucesso nos anos subsequentes. “Esse mérito é de toda a equipe da educação de São João do Caiuá, em especial da Escola Municipal Maria Cernaki, da direção, da coordenação, dos professores, do secretário, dos zeladores, das merendeiras e dos motoristas”, disse o prefeito.
Pauka lembrou que os alunos avaliados pelo MEC em 2023 não participaram de atividades pré-escolares presenciais durante a pandemia de Covid-19, e mesmo assim se mostraram preparados e superaram as expectativas.
A título de comparação, São João do Caiuá superou as médias nacional e estadual de alfabetização, respectivamente 56% e 73%.