REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Portas abertas em horário estendido. Descontos de 50%, 60%, 70%. Facilidades nas formas de pagamento. Essas foram algumas estratégias adotadas pelos lojistas de Paranavaí para atrair os consumidores ao longo destes três dias da campanha Black Friday. Os resultados foram positivos. No primeiro dia, quinta-feira (25), houve variação positiva de 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme levantamento feito pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap). O índice é baseado nas consultas ao sistema de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
Diante do crescimento apresentado na quinta-feira, a expectativa é que os três dias de promoção (quinta, sexta e sábado) acumulem elevação de 15% na comparação com 2020. “A Aciap acredita que o calendário especial estabelecido e as ações estratégicas de marketing executadas pela entidade foram fundamentais para criar esse ambiente propício de vendas”, avaliou o gerente-executivo Carlos Henrique Scarabelli. Nos dois primeiros dias, as lojas abriram das 9h às 22h. Neste sábado, o funcionamento vai das 9h às 17h.
Originalmente, a Black Friday (Sexta-Feira Negra, em tradução livre) acontece em apenas um dia, na última semana de novembro, logo após o Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos. Os comerciantes estadunidenses encontraram nos descontos uma ferramenta para ampliar as vendas e renovar os estoques para a principal data comemorativa: o Natal, aproximadamente um mês depois. Por aqui, a iniciativa também ganhou forças e se estendeu por período maior. Algumas empresas reduzem os preços ao longo de uma semana ou até mesmo durante todo o mês.
Natal – O desempenho favorável do comércio neste final de mês indica que as vendas natalinas também serão melhores do que no ano passado. De acordo com Scarabelli, a Aciap está programando uma série de ações para estimular o consumo e contribuir com os associados, no sentido de alcançarem bons resultados. Os horários estendidos de atendimento estipulados no calendário comercial também serão um grande atrativo.
Conforme consta na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que é o acordo formal entre os sindicatos que representam patrões (Sivapar) e empregados (Sindoscom) do comércio de Paranavaí e região, o expediente diferenciado terá início em 10 de dezembro, sexta-feira, das 9h às 22h. Nessa noite haverá atividades especiais a fim de chamar a atenção para a abertura da temporada de vendas para o Natal.
Depois, as lojas do Centro e dos bairros atenderão de segunda a sexta-feira das 9h às 22h. Aos sábados, o expediente se estenderá das 9h às 17h, mesmo horário definido para o domingo anterior ao Natal (19 de dezembro) e a véspera do feriado (sexta-feira, 24 de dezembro).
Campanha – Scarabelli destacou que “neste ano, a Aciap disponibilizou para todos os seus associados varejistas uma ação de fomento de vendas, pela primeira vez de forma gratuita”. A campanha Natal Superpremiado terá a participação de 417 empresas, que distribuirão 210 mil cupons aos clientes. Serão R$ 300 mil em prêmios (um Jeep Renegade, 10 motocicletas e 10 Smart TVs) com os sorteios previstos para o dia 10 de fevereiro de 2022.
A campanha é realizada em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP) e o sorteio contemplará clientes de todas as cidades participantes. O regulamento prevê que as compras de R$ 50 a R$ 500 dão direito a um cupom; de R$ 500,01 a R$ 5.000, 20 cupons; a partir de R$ 5.000,01, serão 40 cupons. “Estamos atentos a sempre buscar ferramentas e soluções que possam melhorar o desempenho dos nossos associados”, concluiu o gerente da Aciap.