A Escola Carmem Lúcia Rauen Lopes (Apae de Paranavaí) decretou luto de dois dias pelo falecimento do aluno Wallison Soares da Silva, de 12 anos. A nota publicada nas redes sociais diz que não houve aula nesta segunda-feira (10) e que não haverá aula amanhã, terça-feira, dia 11. A causa da morte não foi divulgada e as atividades na instituição devem voltar ao normal somente na quarta-feira (12).
De acordo com uma fonte ouvida pelo Diário do Noroeste, o aluno foi para a escola na sexta-feira (7) sem nenhum sintoma aparente. No domingo, passou mal e foi levado pela mãe para o Hospital Santa Casa.
“Ele não foi atendido [no hospital] porque a mãe não tinha dinheiro para a consulta. Ele estava com muita tremedeira”, diz a fonte, que preferiu não se identificar.
Ainda passando mal, a criança foi levada pela mãe para a UPA (Unidade Pronto Atendimento), mas não resistiu e morreu dentro do carro, durante o trajeto.
O Diário entrou em contato com a Santa Casa. O diretor Héracles Alencar Arrais explicou que o atendimento deve ser referenciado, ou seja, por encaminhamento do Samu, do Siate (Corpo de Bombeiros), da Central de Leitos (da Secretaria da Saúde do Paraná) ou da UPA – Unidade Pronto Atendimento, que é do município.
“A Santa Casa não tem autorização para realizar atendimento de porta aberta [por demanda espontânea, sem encaminhamento]”, explicou.
O velório de Wallison acontece neste momento na funerária Deville, ao lado da Congregação Cristã. A cerimônia de despedida será nesta terça-feira, às 9h, no Cemitério Recanto da Saudade, em Paranavaí.
OUTROS FALECIMENTOS – A direção da Apae também já havia se manifestado sobre outras duas mortes que aconteceram no domingo (9) envolvendo filhos de dois funcionários da escola.
“Com imensa tristeza comunicamos o falecimento do Lucas Barbosa, filho da nossa querida professora Lucilene Barbosa, e do Renan Augusto Teixeira, filho do nosso querido Sr. Claudionor, integrante dos serviços gerais da escola”.
A nota termina com a frase:
“Deus é nossa força e sustento”.