Cibele Chacon – da redação
A Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí (SPAP) anunciou recentemente, por meio de suas redes sociais, que está temporariamente fechada para o recebimento de novos animais devido à superlotação. A entidade, que atualmente abriga 280 animais, declarou estar operando no limite da responsabilidade e do bom senso, prezando pelo bem-estar dos animais já acolhidos.
A presidente da SPAP, Egleia Eredia, explicou os motivos específicos que levaram à lotação máxima. “Somos o único abrigo oficial existente no município, por isso quase 100% dos casos de recolhimento de animais doentes e em situação de vulnerabilidade são encaminhados para nós. A ajuda dos lares temporários é insuficiente frente à demanda que recebemos”, afirmou.
A lotação máxima tem consequências diretas no bem-estar dos animais. “O espaço físico é ideal para uma quantidade específica de animais. Quando superlotado, ocorrem brigas, onde animais mais fracos sofrem e até morrem. Além disso, muitos animais em um espaço pequeno tornam a limpeza e higienização mais difíceis, o que resulta na propagação de doenças virais”, destacou Eredia.
Para lidar com a superlotação, a SPAP tem um plano simples: promover a adoção de animais saudáveis que estão ocupando espaço de animais doentes. “Não existe milagre”, disse a presidente. O abrigo permanecerá fechado para novos recebimentos até que surjam vagas dentro das 280 firmadas em convênio com o Município.
As principais necessidades atuais da SPAP, considerando a lotação máxima, incluem a ampliação da estrutura física, construção de novos canis e gatis, e a reforma dos antigos. Eredia enfatizou que as pessoas podem ajudar adotando animais, cuidando dos que estão saudáveis nas ruas e, principalmente, fazendo doações para que as obras necessárias sejam realizadas o mais rápido possível.
A mensagem principal que a SPAP deseja transmitir à comunidade é a importância da responsabilidade com os animais. “O problema de superlotação e maus-tratos só vai diminuir quando as pessoas tiverem mais responsabilidade com seus animais. Castrar é a única solução a médio e longo prazo para todos os problemas. Nunca haverá lares suficientes para tantos animais, e as ONGs e trabalhadores da causa estão no limite há anos”, afirmou Egleia.
DOAÇÕES – Quem quiser realizar a doação de qualquer quantia para a SPAP, pode fazer por meio do pix pela chave 44 991161149.
SERVIÇO
Plantão de adoção
Sábado – 15 de junho
Horário: das 9h às 17h
Local: SPAP – Avenida Heitor de Alencar Furtado, Chácara 115 – Jardim São Jorge