REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Das 49 milhões de mulheres negras no Brasil, apenas metade está inserida no mercado de trabalho. Dois aspectos as colocam em condições de desvantagem na busca por emprego e as tornam um grupo vulnerável: a desigualdade racial e a desigualdade de gênero.
As informações narradas em um telejornal acompanham amigos sentados à mesa de uma padaria. Conversam enquanto uma jovem negra se aproxima do balcão e tem o pedido negado pelo atendente. Sai em prantos.
O que vem a seguir revela dificuldades, mas também empatia, solidariedade, superação. Sem dar muitos detalhes para não soltar spoilers, a narrativa visual acompanha a música Viva a Vida, da banda Elemento Principal, de Paranavaí. O lançamento oficial do videoclipe é neste sábado (15), no Youtube.
A banda é formada por Arthur Bellanda, Guilherme Augusto Gonçalves (Miojow), Lucas Bellanda, Fernando Bana e Rodrigo Narbona. O projeto Viva a Vida conta com a participação dos músicos Núbia Rafaela, Sirley Leonardo, Márcio Souza e Luciano Torres. Os atores do videoclipe são Ana Helena Alves Teixeira Pinto, Val Barbosa, Maria Eduarda Carraschi, Dorival Torrente, Alice Suk Bellanda e Yoannis Scorissa.
A direção e a produção ficaram por conta de Arthur Bellanda; a edição, Jeferson Larsen; e a captação, Nena Films.
ena Films
A produção foi contemplada pelo edital da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Governo Federal, e executado pela Fundação Cultural de Paranavaí.
O canal da banda no Youtube é Elemento Principal Oficial.