(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

EXCLUSIVO

“Vai acontecer”, declara Ratinho Junior sobre duplicação da BR-376 e construção da ponte sobre o Rio Paraná

IGOR MATEUS – Da Redação

Nas visitas realizadas na tarde desta sexta-feira (21) aos municípios de Loanda e Marilena, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, concedeu entrevista exclusiva ao Diário do Noroeste. O assunto? As três grandes obras para a Região Noroeste que estão sendo debatidas: a duplicação da BR-376, a construção da ponte sobre o Rio Paraná e a capacidade energética da região.

O governador foi claro: a duplicação e a ponte vão sair do papel. “Acompanho com muita atenção junto ao Ministério de Infraestrutura. É um assunto que já evoluiu e tenho certeza de que vai acontecer. Sobre a ponte, assim que o estudo de viabilidade for concluído por parte da Itaipu Binacional, vamos debater qual o melhor traçado. São três pontos que estão sendo analisados no estudo e devemos observar qual será o de menor impacto ambiental e, é claro, aquele que financeiramente seja mais barato”, declarou.

PONTE NO RIO PARANÁ

Na sexta-feira (21), lideranças paranaenses e sul-mato-grossenses estiveram reunidas em Campo Grande (MS) para discutir a construção da ponte sobre o Rio Paraná ligando os dois estados.

A Itaipu financiou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea), orçado em R$ 3 milhões. O presidente da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar), Demerval Silvestre, disse que o estudo deve ficar pronto em agosto de 2024 e estima que o custo total para a obra seja de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Na perspectiva da Socipar, as autoridades vão buscar, novamente junto à Itaipu, a verba necessária para a construção da ponte.

DUPLICAÇÃO DA BR-376

De acordo com a Socipar, as obras de duplicação da BR-376 e da construção da ponte ligando os dois estados vão proporcionar 130 quilômetros de economia no trajeto até o Porto de Paranaguá.

Isso significa que, além da segurança aos condutores, o desenvolvimento da região será impulsionado com o escoamento das safras agrícolas para o Porto Seco de Maringá e o Porto de Paranaguá.

Na visita a Campo Grande, lideranças de Paranavaí conversaram com o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. Para ele, a construção da ponte é uma importante obra visando ao desenvolvimento dos dois estados e espera trabalhar em parceria com o governo do Paraná para que a obra saia do papel.

COPEL

O assunto é recorrente. Muitas empresas e grandes indústrias deixaram de se instalar em Paranavaí e em outros municípios do Noroeste pela baixa capacidade energética que existe.

Na noite de quarta-feira (19), por exemplo, um apagão atingiu Paranavaí, deixando aproximadamente 40 mil domicílios sem energia elétrica entre 19h e 20h10. Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), o problema foi causado por uma falha no disjuntor de um dos setores da subestação local.

Perguntado, Ratinho Junior trouxe dados sobre investimentos. De acordo com ele, a Copel está investindo mais de R$ 2 bilhões para reforçar as subestações.

“Estamos cientes do problema. O Paraná cresceu 7,8% em 2023. O consumo de energia cresceu 10%. Ou seja, temos que correr atrás para amenizar todo esse volume de consumo de energia devido ao crescimento econômico”, explicou.

Compartilhe: