No último domingo (23), o Atlético Clube Paranavaí perdeu para o Patriotas por 3 a 0, na oitava rodada da Serie B do Campeonato Paranaense de Futebol. Além do resultado negativo, a escolha de escalar um time quase todo reserva gerou insatisfação e questionamentos por parte torcida. A opção pelas alterações foi explicada pelo diretor de futebol Adriano Pimenta e pelo treinador Willian Sander na tarde de terça-feira (25) durante entrevista coletiva.
Dos titulares, apenas o atacante Cirilo entrou em campo na derrota, que encerrou a sequência de quatro vitórias e fez o time cair três posições na tabela, de líder foi para quarto lugar. Apesar do revés o time está classificado para a semifinal.
Sander e Pimenta explicaram que a decisão fazer tantas alterações foi tomada em conjunto e com base nos dados dos departamentos médico, fisiológico e físico. “Entendemos que pela viagem e situação do campo, deveríamos poupar alguns e dar ritmo a outros atletas que não estavam tendo sequência de jogos”, disse o diretor.
Para o duelo com o Patriotas, o ACP tinha três jogadores suspensos por levarem o terceiro cartão amarelo e outros quatro atletas com alto risco de lesão, de acordo o departamento médico.
Já o treinador ressaltou que a escolha foi feita antes da viagem e não após o jogo de sábado, quando Nacional e Rio Branco empataram sem gols, resultado que garantiu o ACP na semifinal. “Tinha certeza que a equipe poderia fazer um bom jogo”.
Eles também afirmaram que o resultado não agradou e todos ficaram chateados com a derrota.
Apesar da derrota, Sander analisou que a partida foi para dar “minutagem” aos atletas e que gostou do desempenho individual de alguns jogadores. Na partida, Cirilo, que na maioria das vezes jogou centralizado, atou pela beirada desta vez. Situação que agradou o treinador e pode ser repetida contra o Paraná Clube no domingo (30).
Com a classificação garantida, o diretor de futebol disse que já o grupo já está pensando na semifinal e preparando os atletas para os próximos passos. Mas antes das partidas decisivas, o ACP tem o Paraná Clube pela frente na última rodada da fase de grupos.
Pimenta analisou que se trata de um duelo de primeira divisão, porém o favoritismo é do Paraná Clube que tem uma grande estrutura. Já Sander disse que a equipe paranista é muito bem montada e será uma partida de estratégias, mas que o Vermelhinho trabalhará para fazer um bom confronto.