Cibele Chacon – da redação
Paranavaí registrou nove roubos de caminhonetes em 2024, segundo o delegado-chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí, Luiz Carlos Mânica. Nem todos foram praticados com violência ou ingresso em residência e, na maioria deles, os autores foram identificados e presos. “Dos nove veículos furtados, oito foram recuperados”, afirmou o delegado.
Um dos casos mais recentes ocorreu na última terça-feira (2), quando três criminosos encapuzados e armados invadiram uma residência no Jardim Morumbi por volta das 22h, renderam os membros da família e os trancaram no banheiro após exigir as chaves dos veículos. Entre os carros roubados estava uma Toyota Hilux, que foi recuperada após perseguição policial.
O delegado explicou que a quadrilha envolvida neste tipo de crime é composta por indivíduos interessados no uso ilegal dos veículos para práticas criminosas, como tráfico de drogas e contrabando. “Os receptadores contratam pessoas para cumprir as ordens e esses, muitas vezes, são usuários de drogas buscando dinheiro rápido, o que acaba resultando em prisões ou mortes em confronto com a polícia”, afirmou.
A polícia tem intensificado a vigilância diária com viaturas da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal patrulhando a cidade. Mânica destacou que os criminosos possuem equipamentos sofisticados para desbloquear a ignição e as travas das portas, dificultando a identificação do furto, que pode ocorrer à luz do dia e em áreas centrais.
O delegado ressaltou a importância de a população não reagir em situações de roubo. “A orientação é demonstrar controle, embora a situação seja delicada e difícil emocionalmente. Diante da situação de desvantagem, o melhor a fazer é contribuir com o objetivo do criminoso para que o mesmo possa ir embora o mais rápido possível. Evite resistir ou reagir”, aconselhou.
“A preocupação da polícia é o fator surpresa nos roubos. Isso pode gerar uma reação natural , um estresse na vítima o que pode ser interpretado como reação passando os autores agirem com violência”, afirmou o delegado-chefe.
A 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí atende 34 municípios, com um total de 310 mil habitantes. Em 2024, todas as comarcas possuem delegado titular, escrivães, investigadores, viaturas novas e um serviço de inteligência atualizado. “A sede em Paranavaí conta atualmente com o Delegado Operacional que tem destacado prioridade nos casos de repercussão e crimes mais graves como roubo, homicídio e tráfico de drogas. O número de prisões e operações realizadas nos primeiros seis meses de 2024 já é o dobro em comparação ao ano passado todo”, destacou o delegado-chefe.
Mânica enfatizou a estratégia da Polícia Civil em fortalecer a credibilidade e a qualidade na apuração dos crimes, contando com o apoio da população. “Para isso, contamos com o apoio da população, a troca de informações, denúncias e o trabalho integrado entre as forças de segurança”, concluiu.