REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O produtor rural empresário Ivo Pierin Junior receberá, na próxima segunda-feira (8), o título de cidadão benemérito concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A proposição é de autoria do deputado estadual Adriano José e coassinada por Luiz Claudio Romanelli.
Pierin Junior é diretor da Podium Alimentos, empresa de Tamboara que se destaca pela produção de fécula e amido de mandioca. É uma das principais fabricantes do Brasil de polvilho azedo, componente do pão de queijo, consumido em larga escala em todas as regiões do país.
Atuante na comunidade, Pierin Junior integra a Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar), é diretor da Federação da Agricultura do Paraná (Faep) e da Associação dos Produtores de Amido de Mandioca do Brasil (Abam) e preside o Sindicato Rural Patronal de Paranavaí.
Esteve à frente de lutas importantes em prol do desenvolvimento do Noroeste do Paraná, como a duplicação da BR-376 de Nova Esperança a Paranavaí e a integração da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafila) à Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Produtor rural, Pierin Junior também participou da construção do programa Paraná Agroindustrial, lançado pelo então governador Jaime Lerner, que fortaleceu os arranjos produtivos locais de todo o estado.
Mais recentemente, reivindicou ao governo do estado um programa de incentivo à irrigação nas lavouras e nas pastagens, que deverá ser lançado ainda este mês.
Ainda no âmbito das atuações em prol do desenvolvimento regional, Pierin Junior participa do movimento pela duplicação da BR-376 de Paranavaí a Nova Londrina e pela construção da ponte ligando o Paraná ao Mato Grosso do Sul.
Ao defender o projeto de lei na Alep, o deputado Adriano José disse que Ivo Pierin Junior é um empresário de Paranavaí que contribui com a economia da Região Noroeste e de todo o Paraná gerando emprego e renda. “Ele se envolve em causas e projetos sociais, sempre procurando melhorar a vida da população.”