Por Keila Metz
Se você mora ou já esteve em Paranavaí, com certeza passou por aquele cruzamento emblemático onde se encontram as ruas Pernambuco e Guaporé e a Avenida Paraná, formando quase que uma rosa dos ventos completa. São seis esquinas que se olham entre si enquanto a vida passa por elas. Tantos sonhos, tantas preocupações, tanta ansiedade, tanta pressa. E é numa dessas esquinas que está o Estúdio Garagem, o lugar onde o amor pela arte se encontra e faz da cultura um ato de resistência.
Foi exatamente esse traço de resistência que levou o produtor cultural Jefferson Larsen de Lima a pesquisar a história do Estúdio Garagem e criar um documentário a partir das narrativas dos criadores do espaço, de músicos, artistas de diversas vertentes, gente que usou o Estúdio como local para se desenvolver musicalmente e gravar suas produções, gente que curte se apresentar e mostrar seus novos trabalhos no palco sempre que tem oportunidade, gente que trabalha enquanto a arte acontece no espaço, e pessoas comuns que frequentam o local pelo simples prazer de consumir cultura.
“O documentário ‘Onde a Cultura Resiste – a importância do Estúdio Garagem como espaço cultural em Paranavaí’, vem para mostrar a história desse espaço que respira arte e que muita gente às vezes nem conhece. O Estúdio é um celeiro democrático de oportunidades para quem quer mostrar sua arte. É diferente de ir tocar num barzinho enquanto as pessoas comem. No Garagem está todo mundo realmente te ouvindo, te vendo, avaliando a letra da sua música, a levada, curtindo um momento cultural único, está todo mundo te dando a oportunidade de mostrar a arte que existe em você”, explica Larsen.
“Onde a Cultura Resiste” terá duas exibições gratuitas no mês de julho. A primeira será no dia 10, às 20h, no Estúdio Garagem. A segunda exibição está marcada para o dia 11, também às 20h, na Casa da Cultura.
Este projeto foi contemplado e financiado com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo em Paranavaí (nº 01/2023).