(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

EDUCAÇÃO INTEGRAL

Projetos do Colégio Enira Moraes Ribeiro reforçam aprendizado dentro e fora da sala de aula

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Os alunos do Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro, em Paranavaí, perceberam que a casca da banana poderia ter outra destinação além do cesto de lixo. Descobriram que dá para utilizar o produto na elaboração de alimentos, fertilizantes, medicamentos e cosméticos.

A constatação foi apresentada à comunidade escolar na tarde de quinta-feira (4), durante a apresentação de projetos desenvolvidos nas aulas eletivas, que compreendem conteúdos como sustentabilidade, empreendedorismo, robótica, aromaterapia, culinária, esporte, música, teatro e tantos outros.

A professora Sandra Regina Torsani Smecelato, responsável pelo projeto “Banana saudável, solo fértil – oportunizando sustentabilidade” afirmou que a experiência dos estudantes é fundamental para a formação humanizada. “É gratificante observar que houve aprendizado. Melhor ainda, eles estão deixando de jogar a casca da banana fora, pois reconhecem o quanto vai beneficiar eles mesmos.”

A iniciativa foi inscrita no Programa Agrinho, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que incentiva a prática pedagógica através de projetos que contemplem a construção do conhecimento, proporcionando a inserção de temas de relevância social, cultural, econômica, política e ambiental, visando a melhorias constantes de hábitos e atitudes.

Nislene Mendes Gonçalves Rodrigues é diretora do Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro. Ela explicou que a atividade de quinta-feira se compara a uma feira de ciências, oportunidade para apresentar trabalhos e interagir com a comunidade. A mostra é realizada no final de cada semestre letivo.

A organização do evento conta com a participação de todos: alunos, funcionários, professores e equipe pedagógica. “Um ajuda o outro. As pessoas abraçam a ideia e fazem com que tudo aconteça, fazem um bom trabalho” avaliou a diretora. Essa colaboração mútua gera o sentimento de pertencimento e cria uma verdadeira identificação com a escola.

O Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro funciona em período integral e atende a 160 alunos. Eles têm nove aulas por dia, intercalando o ensino regular com atividades complementares, através das disciplinas eletivas. São estudantes do sexto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio, com idades variando de 10 a 17 anos.

À noite, a instituição recebe um grupo de mais de 100 estudantes dos cursos técnicos em Química e em Farmácia.

Compartilhe: