Durante o período de férias escolares, a EDP, distribuidora de energia de 28 cidades de São Paulo e 70 municípios do Espírito Santo, reforça o alerta para os riscos de acidentes provocados pela prática de empinar pipas próximo das redes elétricas. Somente no primeiro semestre deste ano, quase 250 mil clientes sofreram com a falta de energia provocada por ocorrências envolvendo pipas enroscadas na fiação nas duas áreas de concessão da distribuição de energia onde a companhia atua. Foram registradas cerca de 2.500 ocorrências durante o período.
O total de clientes impactados e ocorrências apresentou redução em relação ao primeiro semestre de 2023, mas os números ainda preocupam.
“A EDP realiza regularmente campanhas de conscientização e projetos educativos em suas áreas de concessão, trazendo resultados positivos como a queda de ocorrências e clientes impactados por conta de pipas. Porém, os números registrados no primeiro semestre deste ano ainda preocupam e precisamos que todos se conscientizem dos perigos envolvidos com essa brincadeira, quando realizada em espaços próximos à rede elétrica”, destaca Roberto Miranda, gestor da EDP.
Balanço do primeiro semestre na área de concessão de SP (28 cidades).
SEGURANÇA
As linhas de pipas – com ou sem cerol ou produtos cortantes – causam desligamentos ao romper os cabos de energia e também podem provocar curtos-circuitos, ao ficarem presas na fiação. No período de férias escolares, no qual há maior incidência desse tipo de ocorrência, a EDP intensifica o alerta.
CONFIRA DICAS PARA QUE A BRINCADEIRA SEJA SEGURA
– Busque espaços abertos como parques e campos, onde não exista o risco de contato com fios de energia. Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços;
– Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, não tente retirá-la. Nunca use varas nem suba em postes, muros ou lajes para tirar uma pipa. O choque, nestes casos, pode ser fatal. Somente técnicos da distribuidora são treinados para manusear a rede com toda segurança.
– Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. O “lança-gato” (pedra presa a uma linha), ou qualquer outro objeto, não deve ser lançado na rede;
– Jamais use cerol ou a chamada “linha chilena”. Esses produtos são proibidos e podem também provocar acidentes graves e mortes. Ao cortar a camada protetora da fiação, a linha interrompe a transferência de corrente elétrica, podendo provocar curto-circuito;
– Não empine pipas perto de estradas e vias de grande circulação de veículos, pois a linha da pipa pode ferir ciclistas e motociclistas, além do risco de atropelamento a quem está praticando a brincadeira.
– Crianças devem ser sempre supervisionadas por adultos enquanto brincam.
Vale ressaltar que em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia, nunca se aproxime do local.