O projeto Cinema na Praça leva exibições gratuitas de filmes para diversas cidades do Paraná. A partir da próxima semana, passará por 10 municípios da Região Noroeste, começando na terça-feira (16) em Marilena, às 19h, no Centro de Eventos.
A primeira película é voltada ao público infantil, “As aventuras do avião vermelho”, que narra a história de um menino de 8 anos que ganha um livro de presente. Encantado com a leitura, Fernandinho decide que precisa de um avião para salvar o Capitão Tormenta – aviador personagem do livro, que está preso no Kamchatka.
A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Ursinho e Chocolate, que ganham a vida com sua imaginação, ele visita lugares inusitados, como a Lua e o fundo do mar, e percorre diferentes territórios – África, China, Índia, Rússia. Ao longo dessa jornada, descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.
Em seguida, o projeto leva à comunidade o filme “O palhaço”, protagonizado por Selton Mello. Narra a história de Benjamin, que trabalha no Circo Esperança e forma a dupla Pangaré e Puro Sangue com o pai, Valdemar (Paulo José).
O personagem passa por uma crise existencial e pensa em abandonar a trupe. Seu pai e os amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar o próprio caminho.
O projeto Cinema na Praça é executado pela Agência Casa do Verbo e começou a viagem pelo Paraná em fevereiro. Em apenas cinco meses, promoveu sessões em 38 cidades obtendo média de público de quase mil pessoas por município. Até setembro, terá passado por 65 cidades que não contam com salas de cinema. A iniciativa é do governo do estado, por meio da Secretaria da Cultura.
Na região de Paranavaí, contará com uma carreta que leva um telão de LED gigante, equipamento de som, 400 cadeiras e 50 tatames para as crianças, além de banheiros químicos. Haverá distribuição de pipoca para os participantes.
As medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência também serão respeitadas. As projeções contarão com equipamento para audiodescrição para atender ao público cego ou com visão reduzida e também com legendas descritivas para pessoas com deficiência auditiva.
Depois de Marilena, o Cinema na Praça chegará a Nova Londrina (dia 17), Tapira (18), Cidade Gaúcha (19), Indianópolis (20), Guaporema (21), Mirador (24), Planaltina do Paraná (25), Nova Aliança do Ivaí (26) e encerra as exibições de julho em Tamboara (27).