REINALDO SILVA
Da Redação
O primeiro dia de greve do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não alterou a rotina de trabalho na agência de Paranavaí. A equipe manteve o ritmo normal de atendimentos a aposentados, pensionistas e beneficiários.
Em nota enviada ao Diário do Noroeste, a assessoria de comunicação do INSS no Paraná informou que a deflagração de greve não causou impacto sobre o sistema, especialmente porque há mais de 100 serviços que podem ser realizados pela internet, através da plataforma Meu INSS.
Outro canal de comunicação é a Central de Atendimento 135, que funciona de segunda-feira a sábado das 7h às 22h.
A nota enviada ao DN termina dizendo que “o INSS avalia que não há como relacionar greve de servidores iniciada nesta terça-feira com os efeitos da checagem de benefícios que vai começar somente em agosto”.
O Diário do Noroeste entrou em contato com a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) para atualizar a situação da greve e aguarda retorno.
Na tarde desta terça-feira (16), dirigentes da Fenasps se reuniriam com representantes do governo federal para tentar uma nova rodada de negociações, até então sem resultados. A conversa seria no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
A pauta de reivindicações dos servidores do INSS inclui a recomposição de perdas salariais, a reestruturação das carreiras, a implantação da jornada de trabalho de 30 horas para todos e o cumprimento das jornadas de trabalho previstas em lei, a incorporação de gratificações, o fim do assédio moral institucional, o cumprimento do acordo de greve de 2022 e a instalação imediata da mesa setorial.