Igor Mateus Lima / Da Redação
O governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, é hoje um dos políticos mais fortes da oposição para concorrer na eleição presidencial de 2026. Isso é o que mostra a última pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada no final do mês de maio. Ratinho Junior apareceu com 17,6% das intenções de votos, contra 36,3% do atual presidente Lula. Em março deste ano, o governador havia registrado 14,6%, ou seja, ele cresceu 3 pontos percentuais dentro de um espaço de dois meses. A pesquisa ouviu 2020 pessoas em 160 municípios brasileiros, a margem de erro é de 2,2 pontos.
Os secretários de Justiça e Cidadania, Santin Roveda, e o de Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, concederam entrevista exclusiva ao Diário do Noroeste e fizeram uma análise positiva sobre uma eventual candidatura do chefe do poder executivo paranaense. Para eles, o desenvolvimento promissor do Estado do Paraná em áreas como educação e emprego e renda fazem de Ratinho ser o melhor governador do Brasil.
“Hoje o Paraná tem a melhor educação do Brasil graças ao trabalho sério que está sendo desenvolvido. Outros setores também se destacam, como a criação de emprego, além de investimentos que já passam dos R$ 300 bilhões. O paranaense está muito orgulhoso vendo o estado prosperando de forma sustentável e com inovação. O Paraná hoje é um modelo de gestão a ser seguido por outros estados, por isso, tenho a certeza de que o Ratinho é o gestor com mais probabilidade de crescimento no país”, afirmou Roveda.
Em abril deste ano, uma pesquisa de aprovação realizada pelo Genial/Quaest revelou que a aprovação do governo de Ratinho é de 79%. A desaprovação ficou em 17% e 4 % não responderam. A pesquisa ouviu 1.121 pessoas no estado.
Nos últimos anos, o Paraná alcançou o título de melhor educação de ensino médio do Brasil e ficou em segundo lugar no índice de alfabetização de crianças que estudam na rede pública, ficando atrás apenas do Ceará. Os dados foram divulgados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e pelo Ministério da Educação (MEC).
O Paraná também foi o terceiro estado que mais gerou empregos formais em todo o Brasil nos cinco primeiros meses de 2024, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Entre janeiro e maio, foram gerados 96.019 novos postos de trabalho em todo o Estado, resultado da diferença entre as 880.456 admissões e os 784.437 desligamentos registrados em 2024. O Paraná ficou atrás somente de São Paulo (328.685) e Minas Gerais (133.412), que são estados mais populosos.
Na corrida presidencial para 2026, outros dois nomes também ganham destaque no cenário nacional para concorrer na eleição, são os casos dos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (25,6%), e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (14,9%).
“Ratinho vem crescendo muito nas pesquisas, já ultrapassou o governador de Minas Gerais e agora começa a encostar no governador de São Paulo. Essa é uma prova de que o brasileiro está olhando com bons olhos a gestão governamental que se aplica aqui no Paraná. A qualidade de vida no estado melhorou muito, nos tornamos um estado tecnológico, que gera empregos e inovações. Acredito que um dia teremos um ex-governador do Paraná como presidente da república e espero que seja o Ratinho. Trabalho e competência ele tem e isso é demonstrado em suas ações”, disse o secretário Mauro Moraes.