A cidade de Loanda, localizada na região Noroeste do Estado, está sendo contemplada com grandes investimentos no setor de saneamento básico. Com recursos de mais de R$ 23 milhões, a Sanepar está implantando mais uma estação de tratamento de esgoto, capacitando o sistema para atender um maior número de ligações e assim estender seus benefícios para mais moradores da cidade.
A nova unidade de tratamento, denominada ETE Água de Todos os Santos, terá dois módulos de tratamento, usando o método de Reator Sequencial em Bateladas (SBR), com capacidade para tratar 40 litros de esgoto por segundo. Moderno e eficiente, o sistema de tratamento feito biologicamente apresenta alta eficiência na remoção de poluentes.
O complexo que está sendo implantado conta também com decantadores, filtros, laboratório e leitos de secagem, e atenderá todos os parâmetros exigidos pela nova legislação ambiental. Após sua conclusão, prevista para setembro deste ano, essa unidade irá permitir que a atual estação de tratamento de esgoto, localizada na Vila União, seja desativada.
Juliana Rosa Branzan Souza, moradora da Vila Nova, há 10 dias passou a usufruir dos serviços da coleta de esgoto com as novas redes implantadas na cidade. Para ela, foi uma grande conquista. “A Sanepar passou a rede de esgoto no nosso bairro e isso é uma vitória porque, até então, a gente sofria muito. Agora a gente não precisa mais ficar furando ou esgotando a fossa. Há muitos anos moramos aqui e era um sonho que passasse o asfalto e a rede de esgoto, mas estava longe do nosso alcance. Hoje, esse sonho foi realizado, estamos com a rede de esgoto já ligada e estamos vendo o grande benefício que temos com o sistema”, explica.
NOVAS OBRAS
Uma parceria com a Prefeitura Municipal vai ampliar o sistema de coleta de esgoto em 9,7 mil metros de tubulações para transportar o esgoto de mais 294 imóveis do Jardim Esplanada. Para essa ampliação, deverão ser investidos mais R$ 1,5 milhão.
Ao completar 71 anos de fundação no próximo mês de agosto, Loanda terá um dos melhores indicadores de saneamento do país. Com esses investimentos, a cidade irá alcançar 80% de cobertura com a rede coletora de esgoto, tendo tratamento para 100% de todo o volume coletado.