O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) empossou, na quarta-feira (24), nove magistrados como os novos coordenadores das regiões administrativas da Corte. Paranavaí, que pertence à Região Administrativa de Maringá, ficará a cargo do desembargador José Camacho Santos. Já o desembargador Fábio Luís Franco, ficará responsável pela Região Administrativa de Umuarama. Esse modelo de organização busca aproximar os serviços judiciários dos usuários em todo o Paraná.
A Região Administrativa da Região Metropolitana de Curitiba e Litoral ficará a cargo do presidente do TJPR, o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. “Essa iniciativa de dividir o estado em regiões se soma à Reforma Administrativa, que idealizamos e construímos com os servidores e servidoras desta Corte. Foi um passo muito importante, e agora é preciso que essa gestão também alcance o interior do Paraná”, afirmou o chefe do Poder Judiciário Paranaense.
Confira a lista completa:
– Fábio Marcondes Leite como coordenador da Região Administrativa de Ponta Grossa;
– Fábio Haick Dalla Vecchia como coordenador da Região Administrativa de Guarapuava;
– Rogério Ribas como coordenador da Região Administrativa de Francisco Beltrão;
– Rosaldo Elias Pacagnan como coordenador da Região Administrativa de Cascavel;
– Fábio Luís Franco como coordenador da Região Administrativa de Umuarama;
– José Camacho Santos como coordenador da Região Administrativa de Maringá;
– Domingos José Perfetto como coordenador da Região Administrativa de Londrina;
– Lenice Bodstein como coordenadora da Região Administrativa de Jacarezinho;
– e o juiz de Direito Geraldo Dutra de Andrade Neto como coordenador da Região Administrativa de Foz do Iguaçu.
Durante a cerimônia de posse, foram destacadas algumas das funções que caberão aos novos coordenadores das Regiões Administrativas, como: acompanhar as metas nacionais, a política de sustentabilidade, acessibilidade, sugerindo medidas preventivas ou corretivas para o alcance dos objetivos da instituição; sugerir medidas para melhorar a equalização da força de trabalho de servidores e magistrados; sugerir melhorias da infraestrutura e segurança dos fóruns; sugerir providências para otimizar serviços e obras; sugerir e auxiliar a administração na formalização de convênios e termos de cooperação para melhoria dos serviços judiciários; sugerir a realização de cursos para servidores e magistrados; estimular a integração e a convivência harmoniosa e incentivar a promoção de ações de responsabilidade social.
CIDADES NO NOROESTE DO PARANÁ
A Região Administrativa de Umuarama abrange, além da cidade, os municípios de Alto Piquiri, Altônia, Cidade Gaúcha, Icaraíma, Nova Londrina, Pérola, Santa Isabel do Ivaí, Terra Roxa, Xambrê, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Goioerê, Guaíra, Iporã e Loanda.
A Região Administrativa de Maringá abrange, além da cidade, os municípios de Alto Paraná, Barbosa Ferraz, Centenário do Sul, Engenheiro Beltrão, Jaguapitã, Jandaia do Sul, Mandaguaçu, Mandaguari, Paraíso do Norte, Paranacity, São João do Ivaí, Santa Fé, Terra Boa, Terra Rica, Astorga, Campo Mourão, Colorado, Marialva, Nova Esperança, Paranavaí, Peabiru e Sarandi.
As regiões administrativas foram regulamentadas por meio da Resolução nº 441/2024 do Órgão Especial do TJPR e pelo Decreto Judiciário nº 271/2024.
NOVO FÓRUM DE PARANAVAÍ
O Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Fernando Tomasi Keppen, estará em Paranavaí nesta sexta-feira (26) para o lançamento da pedra fundamental da nova sede do fórum da Comarca. A solenidade para o início das obras será realizada no Salão do Júri do Fórum, às 11h. Acompanhado da comitiva, o presidente visitará o terreno onde será construída a nova estrutura. A cerimônia de lançamento da pedra fundamental está agendada para as 11h.