Os dados para a penúltima estimativa da produção brasileira de grãos já estão sendo coletados pelos técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em campo desde segunda-feira (22) até este sábado (27). As informações deverão compor o 11º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024. A pesquisa é realizada em todos os estados produtores, com saídas de campo em Pernambuco, Ceará, Paraíba, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.
Além de percorrer as lavouras do país, a equipe da Conab também aplica a pesquisa remotamente, junto aos agentes colaboradores ligados ao setor em cada estado, como produtores, cooperativas, entidades de assistência técnica, públicas e privadas, empresas de venda de insumos, comercialização, entre outros. Os dados são ainda complementados pelo georreferenciamento das culturas, no qual a Conab utiliza imagens de satélite para auxiliar nas análises de produtividade e dimensão de área.
O foco desta edição é a parte final da colheita da 2ª safra. Neste levantamento será observado principalmente o desempenho das lavouras de milho 2ª safra. Será avaliada também a conclusão da semeadura das culturas de inverno e o desenvolvimento desses cultivos.
Com relação ao Rio Grande do Sul, as estimativas têm sido feitas com grande esforço do corpo funcional da Companhia e dos colaboradores que prestam informações. O uso de geotecnologia foi primordial para o dimensionamento da produção.
Os números atualizados do 11º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024, com o resultado da produção em todo o país, serão divulgados no dia 13 de agosto.