(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SEMANA DO ALEITAMENTO

Em Paranavaí, doação de leite materno ajuda bebês internados em UTI neonatal

Estudos científicos comprovam há décadas a importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida de uma criança. A realidade, porém, não é a mesma para todos os bebês, já que muitas mães encontram desafios para oferecer o alimento naturalmente. Nos casos em que há necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) logo no nascimento, a ausência do leite materno na alimentação pode se tornar um obstáculo ainda maior.

Em Paranavaí, alguns dos bebês da UTI neonatal da Santa Casa recebem o amor de mães que escolheram fazer o bem ao próximo e doar o próprio leite para a alimentação de outras crianças além do próprio filho. Nesta Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada até 7 de agosto, o Banco de Leite de Paranavaí relembra que a prática colabora não apenas para o desenvolvimento das crianças, mas atua como prevenção ao aparecimento de doenças e diminui a mortalidade infantil.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. O alimento substitui versões artificiais do leite humano e garante melhores condições de vida aos recém-nascidos, explica a coordenadora do Programa Saúde da Mulher e da Criança, Mariana Salvadego Águila.

“Já existem muitas evidências científicas de quanto o leite materno favorece a recuperação das crianças que estão hospitalizadas em uma UTI. Elas se recuperam mais rápido, não desenvolvem várias doenças que a própria prematuridade pode trazer. É um fator de proteção”, afirma.

Em Paranavaí, doação de leite materno ajuda bebês internados em UTI neonatal
Doação de leite é fundamental para salvar vidas

A Secretaria de Saúde estimula a doação àquelas mães que estejam saudáveis e com excesso de leite. Segundo a pasta, a produção do leite depende do esvaziamento das mamas. Considerando este fator, quanto mais as mamas forem esvaziadas – seja para amamentação ou doação -, mais o corpo da mulher produzirá leite.

PROCESSO SIMPLES E SEGURO

A estrutura do Banco de Leite de Paranavaí é mantida pela Prefeitura Municipal e funciona como um ponto de coleta. Conforme detalha Mariana, as equipes cadastram doadoras, orientam sobre o funcionamento da coleta, recolhem o leite doado e enviam para pasteurização em Maringá. Depois de tratado, o alimento retorna a Paranavaí para ser distribuído às crianças da UTI neonatal da Santa Casa.

“Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança”, garante a Secretaria de Saúde.

A coordenadora ressalta que qualquer mãe saudável que esteja em fase de amamentação pode ser doadora. Ficam restritas apenas as tabagistas, as que estejam fazendo uso de medicamentos que impeçam a doação e aquelas que receberam transfusão sanguínea nos últimos seis meses.

“Basta entrar em contato com o banco de leite, a gente faz uma visita na casa dessa mãe, orienta todos os cuidados de higiene que ela precisa ter, leva o material específico e orienta como deve ser essa coleta”, detalha.

O agendamento com o Banco de Leite de Paranavaí pode ser feito pelo telefone (44) 99138-6683 (WhatsApp).

Em Paranavaí, doação de leite materno ajuda bebês internados em UTI neonatal

Compartilhe: