PAULO FAVERO E CAROLINA ALBERTI
DA UOL/FOLHAPRESS
Sem perder nenhum set nas Olimpíadas de Paris, a seleção brasileira feminina de vôlei se classificou para as semifinais. Com show de Gabi e uma defesa sólida, o Brasil venceu a Rep. Dominicana por 3 sets a 0 (com parciais de 25/22, 25/13 e 25/17) e segue vivo na luta pelo tricampeonato olímpico.
A seleção verde-amarela tenta a sexta medalha de sua história. O Brasil foi ouro em Pequim 2008 e Londres 2012, prata em Tóquio 2020 e bronze em Atlanta 1996 e Sydney 2000.
O técnico José Roberto Guimarães já esperava um duelo complicado, mesmo ciente de que o time brasileiro tem mais história na modalidade que as adversárias. Ele lembrou que muitas atletas rivais já atuaram na Superliga e o treinador brasileiro Marcos Kweik conhece bem o vôlei nacional.
E as previsões do comandante da seleção feminina se concretizaram, com placar apertado no primeiro set e início do segundo, com o Brasil dificilmente conseguindo abrir uma vantagem confortável no marcador.
Com um bloqueio eficiente e bem defensivamente, o Brasil conseguiu diminuir os riscos nos ataques de Pena, principal jogadora da República Dominicana. E no ataque, Gabi mais uma vez deu show e marcou 20 pontos, seguida por Ana Cristina, com 14.
Na semifinal, o Brasil vai enfrentar Estados Unidos, que venceu a Polônia.