REINALDO SILVA
Da Redação
A arte sempre foi um porto seguro para Nayara Clemente. Era criança e já havia colocado os desenhos e as pinturas no topo da lista de atividades preferidas. “Eu me lembro de fazer praticamente só isso toda minha infância, assim eu criei meu mundo e ele está comigo até hoje.”
Essa proximidade com as formas e as cores foi incentivada pela mãe, que “sempre dava um jeito de deixar papel e lápis de cor disponíveis, porque eu usava muito”. E quando o material faltava, ela recorria a instrumentos mais rudimentares igualmente eficientes. “Eu rabiscava a calçada com tijolo ou giz.”
Natural de Terra Rica e hoje morando em Paranavaí, Nayara Clemente cresceu de mãos dadas com a arte. Ela conta que fez muitos trabalhos diferentes, mas nunca abandonou a companheira de infância. Voltar para a arte era ter um encontro consigo mesma. “Era como um mar calmo dentro de mim. Foi preciso muito conhecimento, autoconhecimento, amadurecimento. Um cai-e-levanta sem fim para entender que esse é meu caminho.”
Cada passo desse percurso levou a artista visual a lugar de destaque na 43ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc Paranavaí. O evento começou quarta-feira (7) e segue até o fim de semana, com atividades gratuitas voltadas para todos os públicos. O objetivo é incentivar a leitura e colocar a comunidade em contato com diferentes manifestações artísticas e culturais. Entre as atrações, a exposição das telas de Nayara Clemente.
Estar inserida nesse universo criado pelo Sesc Paranavaí, dividindo espaço com outros artistas de projeção local, regional e até mesmo nacional, dá visibilidade às produções de Nayara Clemente e traz a certeza de que escolheu o melhor trajeto. “Aponta que estou na direção certa, cumprindo com o trabalho que me propus.”
Ela considera eventos como a Semana Literária fundamentais. “O contato com a arte é tão necessário nos dias de hoje, tanto para crianças quanto para jovens e adultos. Você já imaginou um mundo sem cor, música, dança, teatro? Não suportaríamos.”
Nesta sexta-feira (9), a programação inclui contação de histórias com Vanessa Meriqui das 8h às 9h, das 9h15 às 10h15, das 14h às 15h e das 15h15 às 16h15. Também a partir das 8h, Biblioteca Cidadã e a exposição de Nayara Clemente. Das 9h às 10 e das 14h às 15h, oficinas de escrita criativa e bate-papo sobre obras literárias promovidos pela Academia de Letras e Artes de Paranavaí (Alap).
SERVIÇO
As atividades da 43ª Semana Literária e Feira do Livro ocorrem na unidade central do Sesc Paranavaí, na Rua Edson Martins, 1.760, perto da Praça dos Pioneiros. Evento segue até sábado (10).