REINALDO SILVA
Da Redação
Quase 1 mil motoristas não retiraram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na 14ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Paranavaí. As gavetas acumulam versões provisória e definitiva emitidas desde 2020.
Chefe da Ciretran de Paranavaí, Eralda Daminelli Garcia acredita que o uso cada vez mais frequente da CNH Digital explica a falta de interesse no documento impresso. O crescimento gradativo ano a ano comprova o argumento: são 49 carteiras de habilitação de 2020, 146 de 2021, 220 de 2022, 324 de 2023 e 215 de 2024 – total de 954.
A CNH Digital está disponível no Brasil desde 2017 e pode ser obtida através pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito em aparelhos com sistema iOS e Android. Para isso, é necessário fazer o cadastro na plataforma Gov BR (www.gov.br).
Supervisor da unidade regional de Paranavaí, Leandro Alves Vieira explica que a CNH é enviada por correspondência. São três tentativas de encontrar o motorista no endereço cadastrado junto ao sistema do Departamento de Trânsito (Detran). Não havendo sucesso, o documento permanece por 20 dias na agência dos Correios. Depois disso, é enviado à Ciretran.
A retirada é feita mediante agendamento prévio no site do Detran do Paraná (www.detran.pr.gov.br) ou pelo aplicativo Detran/PR Inteligente. Ao se dirigir à Ciretran, o motorista precisa apresentar um documento original com foto.
Uma etapa importante durante o atendimento é a atualização do cadastro, caso seja necessária, que permite identificar não apenas o motorista, como também os veículos que estejam em seu nome.
O supervisor da 14ª Ciretran de Paranavaí reconhece a facilidade da CNH Digital, que pode ser conferida a partir de poucos cliques na tela do telefone celular, mesmo sem sinal de internet. Mas, a despeito da praticidade, há riscos de intercorrências, se o aparelho apresentar algum tipo de pane ou se a bateria estiver descarregada. Nesse sentido, a versão impressa é fundamental.
Outro ponto positivo destacado pela chefe da unidade regional é que a CNH serve também como documento de identificação pessoal, pois contém os números de RG e CPF, data de nascimento e filiação, entre outros dados, tendo validade em todo o território nacional.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica dirigir sem o porte da CNH ou da permissão provisória como infração leve, passível de multa no valor de R$ 88,38.
SERVIÇO
A 14ª Ciretran de Paranavaí fica na avenida Martin Luther King, Vila Operária. Os atendimentos vão de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h, sem intervalo para almoço.