REINALDO SILVA
Da Redação
Termômetro para o desempenho do comércio, as consultas ao cadastro de crédito na semana que antecedeu o Dia dos Pais caíram 21,65% na comparação com o mesmo período de 2023.
O levantamento da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) relaciona os recortes de 7 a 12 de agosto do ano passado e 5 a 11 de agosto deste ano.
Os números da semana anterior já indicavam a tendência. Colocadas lado a lado, as consultas de crédito feitas entre 29 de julho e 3 de agosto de 2024 caíram 11,80% em relação aos dias correspondentes de 2023 (31 de julho a 4 de agosto).
O acesso ao banco de dados é feito no ato da compra a prazo, mas não é comum nas transações à vista ou quando o cliente utiliza outras formas de pagamento, caso do cartão bancário e do Pix.
Levando em conta essa prática usual, a Aciap explica que os valores apresentados acima não representam necessariamente o real desempenho do comércio. A estimativa é que as lojas do Centro e dos bairros tenham obtido resultados positivos.
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra que as vendas realizadas pelo varejo em todo o Brasil de 5 a 11 de agosto cresceram 5,5% em relação ao mesmo período de 2023. O faturamento das lojas físicas subiu em média 5,6%, já no caso do e-commerce, a alta foi de 4%.
Ainda de acordo com o ICVA, houve variação positiva em todas as regiões do Brasil, com destaque para o Sul, com 10,9%. Em seguida aparecem Norte (6,9%), Sudeste (5,5%), Centro-Oeste (2,5%) e Nordeste (1,8%).