REINALDO SILVA
Da Redação
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, estará em Paranavaí na próxima quinta-feira (22) para o lançamento do programa Irriga Paraná, cujo objetivo é garantir o acesso a tecnologias que possibilitem o aumento da produtividade de forma sustentável.
Também são esperados para a solenidade o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara.
O incentivo à agricultura irrigada está previsto no programa estadual de Segurança Hídrica na
Agricultura, sancionado por Ratinho Junior em junho deste ano. O texto destaca a proteção de nascentes, o uso racional de água e o atendimento emergencial ao produtor em razão de eventos climáticos de grande magnitude.
A avaliação do presidente da Associação de Produtores Irrigantes do Paraná (Apip), Demerval Silvestre, é que o novo programa do governo do estado fortalecerá o agronegócio e permitirá maior diversificação de lavouras. No interior de São Paulo, por exemplo, agricultores que adotaram a irrigação tecnificada conseguem alternar até cinco safras em dois anos.
Silvestre lembrou que o Irriga Paraná foi lançado no final de 2019, mas não avançou em razão da pandemia de Covid-19, que alcançou o Paraná no início do ano seguinte. Após a crise sanitária os preços dos equipamentos subiram significativamente, sendo necessário reformular o programa. A retomada é essencial, disse o presidente da Apip.
Em recente visita a Paranavaí, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento garantiu que o Noroeste do Paraná terá prioridade por se tratar de uma região de solo arenoso e, portanto, com menor retenção de umidade. Outra característica citada por Souza na ocasião é a ocorrência irregular de chuvas, situação que afeta os índices hídricos.
Pesquisador do Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Seab, Enio Luiz Debarba falou sobre o longo período de estiagem que afeta as produções agropecuárias. Os efeitos da seca são percebidos nas pastagens, nas lavouras de soja, milho e feijão e nas plantações de laranja, todas importantes culturas para a economia regional. De acordo com Debarba, investir em um sistema eficiente de irrigação trará alívio para os produtores.
Para que todos esses resultados sejam alcançados, é fundamental que a agricultura irrigada seja implantada de forma responsável. “Irrigar não é só jogar água em planta. Existem técnicas e equipamentos para isso”, alertou o presidente da Apip.
Segundo Silvestre, os produtores paranaenses que já utilizam o sistema de irrigação tecnificada, com respaldo de profissionais devidamente capacitados, têm melhores resultados, com mais produtividade e rentabilidade.
SERVIÇO
Lançamento do programa Irriga Paraná
Local: Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, em Paranavaí
Data: 22/8/24
Horário: 14h.