REINALDO SILVA
Da Redação
As inscrições para o Processo Seletivo Simples (PSS) da rede estadual de ensino seguem até a próxima quinta-feira (22). Os candidatos podem se inscrever na educação básica, do campo, especial ou profissional, sendo possível concorrer a uma ou duas vagas. O formulário está disponível no site do Instituto Consulplan (institutoconsulplan.org.br), responsável por todas as etapas da seleção.
O PSS é aberto a professores e estudantes universitários que atuam em diferentes áreas do conhecimento. Nos 21 municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação de Paranavaí, as disciplinas com maior déficit de profissionais são matemática, biologia, ciências, português e inglês.
Conforme consta no edital, o candidato deve ter no mínimo 18 anos de idade no momento da convocação para a entrega de títulos, ser brasileiro ou naturalizado, ter plenos direitos civis e políticos, estar quite com as obrigações militares e eleitorais e ter aptidão física e mental para o exercício da função.
A avaliação dos participantes será constituída de prova objetiva (de caráter classificatório e eliminatório), que será aplicada no dia 29 de setembro. Também haverá prova de títulos (de caráter classificatório) e prova prática (de caráter classificatório).
Os aprovados assumirão em 2025, com contrato válido até 31 de dezembro do mesmo ano, podendo ser prorrogado até 2027. A remuneração chega a R$ 6.158,04 para o regime de 40 horas, incluídos o auxílio-transporte e a gratificação de tecnologia e ensino. Os valores variam de acordo com o grau de instrução.
A chefe do NRE de Paranavaí, Adélia Paixão, e a coordenadora de Recursos Humanos Ércia Maria Schemberger falaram sobre a importância de ampliar a participação de profissionais e acadêmicos no PSS, uma maneira de reunir professores qualificados que fortaleçam o sistema educacional do Paraná.