REINALDO SILVA
Da Redação
O manejo eficiente dos sistemas de irrigação é fundamental para aumentar a produtividade em lavouras e pastagens. Esse processo requer inovação e assistência técnica qualificada, combinação que depende de investimentos financeiros – muitas vezes elevados. A expectativa é de que o programa Irriga Paraná traga soluções práticas para tais demandas.
A iniciativa do governo do estado foi anunciada em 2019, mas precisou ser interrompida com o advento da pandemia de Covid-19. De lá para cá, a proposta passou por reformulações e será reapresentada nesta quinta-feira (22), em Paranavaí. O lançamento do programa está marcado para as 14h, na Sociedade Rural do Noroeste do Paraná.
Lideranças ligadas ao governador Carlos Massa Ratinho Junior informaram que ele estará na solenidade para anunciar os detalhes do Irriga Paraná, como já era esperado. O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, também participará do evento.
O presidente da Associação de Produtores Irrigantes do Paraná (Apip), Demerval Silvestre, destacou o papel da agricultura irrigada na diversificação das lavouras. Ampliar o potencial hídrico
de maneira profissional dará forças para os produtores, principalmente em períodos de seca prolongada, como tem sido comum em todo o estado desde meados de 2019.
De acordo com Silvestre, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) formou uma equipe para assistir os agricultores que aderirem ao Irriga Paraná. A intenção é adequar o uso dos equipamentos de irrigação de maneira eficaz para evitar excessos ou escassezes.
Os produtores paranaenses que já utilizam o sistema de irrigação tecnificada, com respaldo de profissionais devidamente capacitados, têm melhores resultados, com mais produtividade e rentabilidade, assegurou Silvestre.
O lançamento do programa em Paranavaí não é mero acaso: anúncio da primeira versão do Irriga Paraná, em 2019, também foi no município. A escolha do Noroeste para marcar a reapresentação leva em conta o fato de a região ter o solo arenoso, portanto com menor retenção de umidade, e apresentar temperaturas elevadas.