O jovem talento de Paranavaí Gabriel Alves (18) precisou de apenas 52,33s para saltar 10 barreiras no percurso de 400m e se sagrar o campeão Sul-Americano Sub20. Ainda sem acreditar no feito, veio a notícia que a marca alcançada garantiu a ele uma vaga no Mundial de Atletismo. “Começou a passar na minha cabeça todo o sofrimento que eu vivi para chegar onde cheguei e todos os treinos exaustivos”, diz o atleta, após confirmada a classificação. A disputa do Mundial está programada para o mês de agosto na cidade de Nairóbi, Quênia.
Pela primeira vez representando o Brasil e competindo internacionalmente, Gabriel também conquistou uma segunda medalha de ouro no torneio. Foi na disputa o revezamento 4×400 misto, quando dividiu a pista com competidores e competidoras que formam a seleção e representam outros municípios.
Após o fim do torneio, realizado na cidade de Lima, no Peru, entre os dias 9 e 10 de julho, o atleta agradeceu aos seus treinadores e familiares que sempre o apoiaram. Muito confiante, ele acredita que pode conseguir marcas muito boas no Mundial, mas, o momento é de manter foco e treinar.
Sobre representar o País, Gabriel espera ser a primeira de muitas, e cita ser o seu maior sonho, um dia representar a Seleção Brasileira em uma disputa de Jogos Olímpicos.
Além do medalhista de ouro, Paranavaí contou com outros quatros representantes: o treinador Leandro Lopes e os atletas Gabriela da Silva de Araújo (17), Stefany Navarro (18) e Matheus Barros (17).
Gabriela é competidora do salto em distância e não conseguiu se classificar para as finais. A atleta Stefany do lançamento de dardo e Matheus do lançamento de disco ficaram em 4º lugar em suas categorias. O treinador Leandro Lopes avaliou como ótima a participação dos paranavaiense no torneio e que os méritos são de cada um dos atletas, por seus esforços, dedicação, comprometimento e disciplina nos treinos.
Os atletas paranavaiense que fizeram parta da delegação brasileira na competição participam parte do projeto “Da rua para a pista, Das pistas para o Brasil” e do programa Bolsa Atleta. O treinador Leandro conta que se os jovens não fossem amparados pelo programa, talvez não teriam condições de disputar o Torneio Sul-Americano. O projeto de atletismo conta com o apoio da Prefeitura de Paranavaí.
Conforme informações da Confederação Brasileira de Atletismo (CBaT), o Brasil ficou em primeiro lugar na classificação geral do torneio, com 417 pontos e conquistou 198 medalhas no masculino e 219 no feminino.
Gabriel e o treinador Leandro Lopes