“Defender a justiça social, a paz e a igualdade de tratamento a todos os cidadãos.” Durante o juramento que fizeram na noite de segunda-feira (6), as novas vereadoras de Paranavaí se comprometeram com o trabalho em favor da população. A cerimônia de posse foi bastante prestigiada e reuniu familiares, amigos, correligionários e apoiadores de Zenaide Borges e Maria Clara, e foi marcada por discursos sobre parceria, respeito e representatividade feminina.
As duas ocupam as cadeiras deixadas por Luiz Aparecido da Silva (Mancha da Saúde) e Antonio Valmir Trossini, que tiveram os mandatos cassados por decisão da Justiça Eleitoral.
Durante suas declarações, Zenaide Borges disse que se sente privilegiada por representar a população na Câmara de Vereadores. Pediu respeito aos que fazem críticas à sua chegada ao Legislativo. Enfatizou que está cumprindo uma determinação judicial e que não praticou qualquer ato irregular. “Não fiz nada de errado. Estou aqui para atender aquilo que a mim foi determinado.”
Maria Clara também manifestou a satisfação por ingressar na Câmara de Vereadores. “É muito honroso estar com todos vocês e legislar a favor da população. Juntos, venceremos.” As notas de conciliação no discurso da nova parlamentar indicaram que não pretende se preocupar com as denominações de grupos de oposição e situação, mas criar uma ampla parceria. “Nossa bandeira é o povo.”
A intenção de manter o trabalho em equipe em prol de toda a comunidade também foi compartilhada por Zenaide Borges. O presidente Leônidas Fávero Neto reforçou a ideia após tornar a posse oficial: “Que sejamos uma família para atendermos, juntos, a população de Paranavaí”.
Tópico recorrente durante as declarações, a representatividade feminina na Câmara de Vereadores aumentou com a nova composição. Antes, eram duas mulheres, Professora Cida Gonçalves e Fernanda Zanatta. Agora, 40% das cadeiras são ocupadas por elas. Conforme lembrou Zenaide Borges, é a maior bancada feminina de todos os tempos. “Me sinto muito feliz ao lado das nobres vereadoras.” (Reinaldo Silva)