(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANÁ

Conab realiza reuniões orientativas sobre ferramenta de apoio a extrativistas

Nesta semana, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) se reúnem com extrativistas paranaenses com o objetivo de orientar sobre a Política de Garantia de Preços Mínimos para Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). Além das reuniões com produtores, os colaboradores da Conab também irão se encontrar com representantes das instituições de governos dos municípios a serem visitados, a fim de delimitar o perfil extrativista no estado.

Os encontros começaram nesta segunda-feira (6), na cidade de Turvo. Na terça, a reunião acontece em Irati. No dia 8, os técnicos da Conab conversam com integrantes da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Agricultura de Prudentópolis e também com agricultores da Comunidade Faxinalense Tijuco Preto. Na quinta-feira (9), as visitas ocorrem no município de Castro, com participação da Associação de Agricultores de Abapan. Já na sexta, os encerramentos do trabalho ocorrem em Morretes.

A partir da PGPM-Bio, os produtores encontram incentivo econômico que complementa o valor obtido com a comercialização dos produtos extrativos, desde que seja comprovada uma venda por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal. Ao todo, a política ampara a comercialização de 17 produtos extrativistas: açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha extrativa, buriti, cacau extrativo, castanha-do-brasil, juçara, macaúba, mangaba, murumuru, pequi, piaçava, pinhão, pirarucu de manejo e umbu.

Além da sustentação de preços de produtos da sociobiodiversidade, garantindo uma complementação na renda dos extrativistas, a PGPM-Bio também tem impacto positivo na questão ambiental, contribuindo com a redução do desmatamento.

Compartilhe: