Cibele Chacon / Da redação
Planaltina do Paraná se prepara para uma eleição municipal marcada por propostas que visam o desenvolvimento econômico e social da cidade. Dois candidatos disputam a prefeitura: Celso Maggioni, atual prefeito que busca a reeleição, e Marco Teixeira, que propõe uma nova abordagem para a administração pública. Outros 33 candidatos, sendo 11 mulheres, concorrem a uma vaga na Câmara de Vereadores, propondo melhorias em áreas como saúde, infraestrutura e educação.
Celso Maggioni – Coligação Planaltina Justa, Trabalhando e Cuidando
Celso Maggioni, atual prefeito de Planaltina do Paraná, tenta a reeleição pelo Partido Social Democrático (PSD) e lidera a coligação “Planaltina Justa, Trabalhando e Cuidando”, que une os partidos PP, PSD e União Brasil. Casado, o candidato já é um nome conhecido na política local. Ele declara um patrimônio de R$ 433.350,00 e escolheu como vice-prefeito Ivan, do União Brasil.
Durante seus três anos e meio de mandato, Maggioni afirma ter promovido significativos avanços em diversos setores da cidade. Um dos pontos mais destacados por ele é a infraestrutura, com foco na pavimentação. “Deixaremos 80% da cidade asfaltada, um grande avanço em termos de mobilidade urbana. Investimos 14 milhões de reais em infraestrutura”, disse o candidato. Ele também ressalta o crescimento econômico, mencionando a chegada de empresas que estão gerando empregos para os moradores. “Hoje temos cinco empresas na cidade que estão com falta de mão de obra e contratando funcionários até de cidades vizinhas.”
Para o próximo mandato, o foco de Maggioni é fortalecer ainda mais a infraestrutura local. “Nosso principal objetivo é a ligação da PR-218 com a BR-376, que será duplicada até 2026. Esse é um sonho que venho perseguindo desde o primeiro dia de mandato, e estou confiante de que podemos realizar isso”, afirmou o candidato. Ele também promete continuar investindo nas áreas de saúde, educação e assistência social, que, segundo ele, já apresentam índices significativamente melhores em comparação ao início de sua gestão. O postulante destaca que ainda há muitos projetos em andamento que precisam ser concluídos, o que, segundo ele, justifica sua busca pela reeleição.
Marco Teixeira – Coligação Chegou a Hora do Povo Governar
Marco Teixeira, contador formado e candidato pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), traz uma proposta de renovação à prefeitura de Planaltina do Paraná. Casado e com um patrimônio declarado de R$ 14.824,17, Teixeira é candidato pela coligação “Chegou a Hora do Povo Governar”, formada pelos partidos MDB e PDT. Pedro Soares, também do MDB, foi escolhido como seu vice.
Teixeira propõe uma gestão focada na democratização das decisões públicas e no atendimento direto às demandas da população. Em seu plano de governo, ele destaca que “nossa luta está focada em todos os setores públicos (saúde, educação, infraestrutura, esporte, lazer, cultura, habitação, assistencialismo, gestão pública, agricultura, pecuária, meio ambiente e, principalmente, geração de emprego e renda, dentre outros).”
Uma das bandeiras de sua campanha é a causa animal, com propostas para a “castração, vigilância, prevenção e controle de zoonoses”. Teixeira enfatiza que uma administração democrática e inclusiva é fundamental para garantir a justiça e o bem-estar social. “Vamos fazer uma administração democrática, destinada a assegurar a igualdade, a justiça e o bem-estar como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, ouvindo os clamores do nosso povo e dando voz a nossa gente.”
O candidato também promete investir em setores fundamentais para o desenvolvimento do município, especialmente na geração de empregos e na melhoria da qualidade de vida da população. Ele defende que sua gestão trará uma nova perspectiva para Planaltina do Paraná, promovendo um governo acessível e orientado ao bem-estar coletivo.