MONIQUE MANGANARO / Da Redação
Reformulado e repleto de novas atrações, o 27º Festival da Primavera de Paranavaí começa nesta quinta-feira (5). A tradicional festa da cultura japonesa na cidade promete uma edição com estrutura ainda maior e mais atrativos para a população, especialmente na área cultural.
A presidente da Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura (SPDC), Jeanne Kato, esteve no Diário do Noroeste nesta semana e deu detalhes sobre o que a organização preparou para este ano. Entre os destaques, o acréscimo de mais cinco dias de festival.
Pela primeira vez nos 27 anos de história, a festa terá 10 dias de duração. Segundo Jeanne, a ideia em ampliar o evento surgiu do objetivo de utilizar a estrutura grandiosa que já era montada e aproveitar melhor os investimentos no local. Com isso, o festival pôde dar mais tempo para que a população aproveitasse o evento. “Eu não imaginava que refletiria tão bem”, comenta.
Pensando na comodidade dos visitantes, a organização ampliou em cerca de 1.000 metros quadrados a área social da festa, dos quais aproximadamente 600 metros quadrados são destinados à nova área kids. “É um detalhe que mães e pais anseiam muito. Teremos 17 brinquedos, todos infláveis, para não haver riscos de acidentes”, adianta Jeanne.
Os espaços cobertos na área externa do SPDC também foram estendidos para comportar os milhares de convidados que passarão pela festa. Já o ambiente interno do clube foi colocado como prioridade para as pessoas com dificuldade de locomoção, como idosos.
Ponto alto do festival, a gastronomia tem como destaque a culinária coreana, que neste ano terá ainda mais espaço na festa. “Vamos ter três pratos coreanos dentro do Festival da Primavera: frango frito coreano, kimchi e corn dog. São coisas que não tínhamos antigamente e agora estamos apostando”, adianta.
“Paz, amor, riqueza e harmonia”
O 27º Festival da Primavera elegeu um tema para reger o evento e guiar toda a programação da festa. “Nós falaremos sobre isso durante o evento. Vamos lembrar que lá as pessoas terão um ambiente de paz, amor, riqueza e harmonia. É tudo que você vai encontrar”, diz a organizadora.
Dentro desta temática principal, a organização desenvolveu a programação cultural da festa com atrativos inéditos, principal novidade deste ano. Durante os 10 dias, o SPDC também será palco de palestras, oficinas e encontros de negócios para tratar de temas relevantes na sociedade atualmente.
No dia 11 de setembro, o evento vai promover um bate-papo sobre tecnologia. A palestra “Inteligência artificial e o futuro da educação” será ministrada pela professora Luciane Franco, mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Outro diferencial da edição será a oficina de kokedamas, técnica japonesa de jardinagem para produção de arranjos naturais de plantas. As aulas vão ocorrer no dia 9 de setembro, com turmas às 17h e às 18h. No mesmo dia, haverá exposição de orquídeas durante a feira.
Seguindo o sucesso do ano passado, os concursos de cosplay e de K-pop prometem atrair muitos jovens. “Nós aumentamos um pouco o prêmio”, revela Jeanne.
SERVIÇO
27º Festival da Primavera
Data: 5 a 14 de Setembro
Local: SPDC
Entrada gratuita