REINALDO SILVA
Da Redação
Proporcionar aprendizado, desenvolver habilidades empreendedoras, construir soluções para problemas reais e promover a cultura da inovação. Esses são os principais objetivos do programa Garage – Geração Tech, uma proposta do Sebrae de Paranavaí voltada a estudantes e profissionais de diferentes as áreas de atuação. A iniciativa conta com a parceria do Instituo Federal do Paraná (IFPR), campus Paranavaí, e da Unifatecie.
Serão 60 horas de conteúdo distribuídas em oficinas temáticas, mentorias e tutorias, tudo feito para garantir o desenvolvimento e o aprendizado dos participantes.
Os encontros serão aos sábados, a partir de 14 de setembro, com duas horas de duração cada um, tratando dos seguintes tópicos: análise da ideia, entendimento do problema, modelo de negócio, prototipação da solução e aquisição de usuários. O passo seguinte será a preparação do pitch, que nada mais é do que uma rápida apresentação do projeto. A etapa final é a análise da banca avaliadora.
A equipe com melhor pontuação receberá prêmio de R$ 1.000 e uma bolsa de estudos para cada participante para cursar pós-graduação na UniFatecie. O segundo lugar garantirá premiação no valor de R$ 500.
As inscrições seguem até a próxima sexta-feira (13), e os interessados devem preencher o formulário digital disponibilizado pelo Sebrae de Paranavaí (encurtador.com.br/BhGVD). A equipe deve ser composta por três a cinco pessoas, e a inscrição para o processo de seleção não garante participação nesta edição do Garage – Geração Tech, pois as vagas são limitadas.
Inovação
O advogado para negócios Rodolfo Pomin venceu o primeiro Garage – Geração Tech, em 2018. A equipe em que estava apresentou o projeto Parajus, uma plataforma de ensino que oferecia diferentes conteúdos e treinamentos para os profissionais da área, permitindo acessar informações sobre gestão de escritório, recursos humanos e marketing, entre outros assuntos. A ideia era facilitar o dia a dia dos advogados.
Pomin havia se formado recentemente e percebeu essa demanda do mercado. Se era inovação que o projeto pedia, ali estava a oportunidade ideal. Ele e outros dois participantes se inscreveram e construíram a solução.
Os trabalhos desenvolvidos durante o Garage – Geração Tech podem ou não conquistar o apreço de investidores, mas independentemente do que aconteça no futuro, Pomin destaca: “As ferramentas apresentadas ali sem dúvidas melhoram a capacidade de empreendedorismo”. Além disso, a cultura da inovação ganha espaço e visibilidade.
O advogado considera que Paranavaí tem grande resistência às ideias inovadoras, que aponta como fundamentais para o sucesso profissional. Ainda que no caso dele o projeto apresentado no Garage – Geração Tech não tenha se transformado em um negócio propriamente dito, a estrutura principal, com base na inovação, é aplicada diariamente no escritório de advocacia. “Buscamos sempre esse diferencial.”