Impulsionado pelo isolamento provocado pela pandemia e diante da praticidade oferecida pelas máquinas de autosserviço instaladas em condomínios, o consumo domiciliar de cerveja bateu recorde em 2020 atingindo 68,6% da população maior de 18 anos, ante os 64,6% conquistado em 2019, segundo pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media. Nessa seara de oportunidades, novos empreendedores encontraram uma saída para fornecer aos moradores de condomínios residenciais diversos rótulos da bebida gelada, durante 24 horas por dia.
É o caso de Hebert Martins, que apostou nas vending coolers inteligentes da Take and Go, como são conhecidas as geladeiras que abastecem até 210 garrafas long neck e 70 latas de cervejas geladas nas áreas comuns dos condomínios. O empreendedor licenciado de Maringá (PR) conta que investiu em 12 máquinas que estão instaladas em condomínios nesta região. “Os moradores podem contar com mais conveniência, comodidade e segurança, neste período de isolamento, além, é claro, de poder ter a sua disposição os melhores rótulos de cerveja a um preço semelhante ao praticado nos supermercados”, explica. Martins conta que desde que iniciou a primeira operação em dezembro de 2020 já teve um faturamento bruto de R$ 145 mil, o que representa mais de 30 mil cervejas consumidas. “Esse é apenas o começo. Estou com planos de expansão em Maringá e outras cidades’’, finaliza.
De acordo com um estudo da Euromonitor, o Brasil registrou um aumento de 17,6% no volume de vendas de cerveja em 2020, boa parte delas através de máquinas de autosserviço, onde o cliente escolhe, pega e paga por conta própria, sem a necessidade de contato com um atendente. Entre as marcas mais vendidas estão aquelas que se enquadram na categoria Mainstream (84%), como Skol, Brahma, Antártica, entre outras, e a Premium (10%), segmento que mais cresce, com rótulos como Stella Artois, Budweiser e Corona.
Em parceria com a Ambev, uma das maiores produtoras de bebidas, a Take and Go disponibiliza diversos rótulos e suas vending coolers são uma oportunidade para quem deseja empreender com baixo investimento. “Mesmo com o fim do isolamento social, acreditamos que a conveniência de comprar nessas máquinas de autoatendimento instaladas dentro dos condomínios residenciais se tornará um hábito, já que as pessoas estão habituadas e vão valorizar ainda mais as atividades sociais em casa”, declara Gustavo Almeida, CEO da Take and Go.