Nesta segunda-feira (16), o Hospital da Criança de Maringá foi oficialmente inaugurado, com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr., em uma cerimônia que marcou um novo marco para a saúde infantil na região. A unidade, localizada na Avenida Sônia Guerra Nogarolli, no Eurogarden, contará com 148 leitos de internação e 40 leitos de UTI neonatal e pediátrica, destinados a crianças e adolescentes que necessitam de atendimentos hospitalares e ambulatoriais de média e alta complexidade.
“Este hospital é um ativo fantástico para a nossa sociedade. O Paraná sempre teve boas estruturas hospitalares do SUS, especialmente na capital. Agora, com o Hospital da Criança, estamos descentralizando os atendimentos e criando uma rede de saúde mais próxima para a população de Maringá e mais de 200 municípios da região”, afirmou Ratinho Jr. durante a inauguração.
Atendimento especializado e SUS como prioridade
Com um foco em áreas essenciais como oncologia pediátrica, cardiologia, neurologia, ortopedia, cirurgias cardiovasculares e tratamento de doenças raras, o Hospital da Criança destinará ao menos 60% de sua capacidade para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Essas especialidades de média e alta complexidade serão contratualizadas gradualmente, com uma estrutura preparada para oferecer suporte a tratamentos que muitas vezes precisam ser feitos em grandes centros.
A expectativa é que, já no primeiro ano de funcionamento, a unidade realize cerca de 294 internações mensais, além de 2,7 mil consultas, 982 atendimentos de pronto-socorro e 243 procedimentos cirúrgicos no Hospital Dia, destinado a cirurgias de menor complexidade.
Operação em etapas e crescimento gradual
O hospital será operado em três fases, com a previsão de atingir sua plena capacidade em cinco anos. Na fase inicial, já em andamento, foram disponibilizados 61 leitos de internação, três salas de cirurgia e 23 consultórios. Dentro dos primeiros seis meses, a unidade também abrirá dez leitos de UTI, enquanto os atendimentos oncológicos terão início a partir do 11º mês.
A obra é fruto de uma parceria entre o governo estadual, a prefeitura de Maringá e a Assembleia Legislativa do Paraná, que teve papel fundamental na obtenção de financiamentos e na aprovação de medidas para viabilizar o funcionamento da unidade. O deputado estadual Do Carmo destacou o envolvimento dos parlamentares no projeto. “Essa é uma obra para o povo do Paraná, me senti realizado em fazer parte de tudo isso”, declarou o parlamentar.
HOMENAGEM – O Hospital da Criança leva o nome de Irmã Maria Calista, freira alemã que se mudou para o Brasil em 1956. Formada como enfermeira obstétrica, atuou por mais de 50 anos na Santa Casa de Misericórdia de Maringá, ficando conhecida na cidade por ter auxiliado muitas mães a trazer seus filhos ao mundo. Irmã Maria Calista, que completaria 100 anos em 2024, faleceu em julho de 2013, vítima de um infarto.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Marcos Tordoro; o secretário licenciado da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o superintendente do Ministério da Saúde no Paraná, Luiz Armando Erthal; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli; o presidente da Associação dos Amigos do Hospital da Criança de Maringá, Agnaldo Rossini; os deputados federais Beto Preto e Luiz Nishimori; os deputados estaduais Soldado Adriano José e Do Carmo; e a ex-governadora Cida Borghetti.
Comentários 0