(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

ALAP

Professora e escritora é a nova integrante da Academia de Letras e Artes de Paranavaí

A professora e escritora Terezinha de Nadai é a nova integrante da Academia de Letras e Artes de Paranavaí – Alap. A posse ocorreu na noite do último sábado (14) em Alto Paraná, onde reside a mais nova acadêmica. Autoridades, lideranças locais e familiares prestigiaram o evento.

Para marcar a posse, a escritora brindou os participantes com um texto que remete à imaginação. De forma lúdica, ela discorreu sobre as trajetórias da vida, na perspectiva de “tecer” os caminhos. Numa interpretação livre, a busca pelo conhecimento, desafios e novas experiências.

A mesa de trabalho na solenidade de posse

Autora de livros infantis de destaque como “O Sumiço das Vogais” e o “Mistério do Zoológico”, Terezinha de Nadai é professora aposentada da rede municipal de Alto Paraná-PR, graduada em Letras e pós-graduada em Intertextualidade nas Literaturas de Língua Portuguesa, ambas pela Unespar – Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí.

Presidente da Alap, a professora Adriana Prado deu as boas-vindas à nova integrante e se revelou otimista com o ingresso da acadêmica. Terezinha é a nova titular da cadeira de número 24, que tem como patronesse a escritora Cora Coralina (1889/1985). A madrinha da nova integrante é a acadêmica e professora Alice Massako Ohe.

Aspecto geral do salão no evento

Presidente de honra da Alap, o advogado Renato Benvindo Frata reiterou a confiança de que a nova integrante vai acrescentar conhecimento e ações de relevância social e acadêmica.

O presidente do Conselho Honorífico, jornalista Chico Ramos, lembrou o aniversário da Alap, fundada no dia 29 de agosto de 2007. Ele falou sobre a missão da entidade e sobre a importância de manter vivas a cultura e a arte. Relembrou fundadores da academia e fez menção especial aos acadêmicos já falecidos: Altair Cirilo, Cleuza Penha, Regina Torrezan e Saul Bogoni.

A nova acadêmica com o diploma da Alap após a posse

Chico Ramos citou momentos marcantes como o 9º Encontro Estadual de Academias do Paraná, realizado em Paranavaí no ano de 2014. Esse evento culminou na formação da Associação das Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná – ALCA.

Orador da Alap, o jornalista Adão Ribeiro destacou o fato de a academia receber uma educadora e escritora. “Terezinha de Nadai vai acrescentar sabedoria, capacidade e conhecimento”, resumiu. Ele também fez a defesa da educação, pediu um olhar especial para os jovens e um despertar para a democratização dos acessos à cultura nas suas diversas manifestações. A simplicidade e a riqueza da arte no cotidiano, sugeriu.

Os acadêmicos na sessão solene de posse
Compartilhe: