REINALDO SILVA
Da Redação
Nesta sexta-feira (20), professores e estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) deixaram as salas de aula para apresentar à comunidade diferentes pesquisas e projetos. A ação foi desenvolvida simultaneamente em todas as cidades onde a instituição está inserida, caso de Paranavaí e Loanda.
Além de mostrar a produção acadêmica para a população, a proposta é dar visibilidade aos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela Unespar e, assim, incentivar a participação nos processos seletivos.
No caso do Vestibular 2025, as inscrições seguem até 14 de outubro. Ao todo, são mais de 1.700 vagas para os campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória, além da unidade de extensão de Loanda. A prova será aplicada no dia 8 de dezembro, de forma presencial, e o resultado será divulgado no dia 10 de janeiro de 2025.
Diretora do Campus Paranavaí, a professora Maria Antonia Ramos Costa afirma que projetos como o desta sexta-feira (Universidade e Sociedade) aproximam a academia e a população. As pessoas conhecem detalhes sobre o funcionamento da instituição e como os trabalhos podem alcançar diferentes públicos.
Os exemplos chegam de diferentes cursos, como o de Pedagogia, que mantém o Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (Neddji), e o de Geografia, com o Atlas Geográfico de Paranavaí. Do curso de Matemática vem o Museu de Matemática 3D. Do curso de Letras, o Clube de Leitura João Anzanello Carrascoza.
Em Paranavaí, esses e outros projetos estavam reunidos em exposição ao lado da prefeitura. Em Loanda, as tendas foram preparadas na praça central.