O Governo do Estado renovou nesta terça-feira (24) um acordo de cooperação com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). O objetivo da parceria firmada em 2019 é desenvolver iniciativas de formação profissional e acadêmica para engenheiros, agrônomos e geólogos credenciados na autarquia federal. Entre as atividades previstas estão a elaboração de programas e cursos de formação, realização de palestras e debates.
Um exemplo de ação desenvolvida no âmbito desse acordo é o projeto de extensão universitária Ver a Cidade, que tem como foco a fiscalização de obras públicas paralisadas em cinco cidades do Interior do Estado, que deverá ser concluído no final de setembro. A ação é realizada por meio de uma parceria entre a secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Crea-PR, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e as universidades estaduais envolvidas.
Dez professores e 60 estudantes dos cursos de Engenharia Civil das universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste) foram selecionados para as fiscalizações presenciais e remotas em mais de 1.100 obras inacabadas em diferentes municípios.
O projeto tem como objetivo capacitar os estudantes universitários sobre obras públicas, tendo em vista valores éticos e profissionais nesse contexto, como a transparência e a prestação de contas. As atividades do projeto também proporcionam informações sobre o funcionamento dos sistemas de fiscalização, a melhoria do manejo dos recursos públicos, por meio do controle dos motivos que levaram à interrupção das construções e do contato com os responsáveis técnicos das obras.
Estão previstos outros 13 projetos que abordam temas da gestão pública elaborados em conjunto com o TCE-PR. Esse primeiro projeto contou com um aporte de R$ 343,7 mil, provenientes do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, destinados para o custeio de bolsas-auxílio para estudantes e professores universitários.
O assessor da Seti Ricardo Rocha destaca a importância do acordo de cooperação para o desenvolvimento de ações como o projeto de extensão voltado para a fiscalização de obras públicas. “Essa renovação permite dar continuidade a um conjunto de ações que vêm sendo realizadas desde 2019 e que alcançaram resultados entre as duas instituições, por meio da edição, proposição, acompanhamento e realização de políticas públicas nas áreas das engenharias, agronomia e geociências”, afirma.
Projetek
Por meio do acordo de cooperação, o Crea-PR também apoia o Governo do Estado na prospecção de demandas de pequenos municípios para um programa que elabora projetos de engenharia e arquitetura nas sete universidades estaduais. Denominado Escritório de Projetos de Engenharia e Arquitetura (Projetek) e coordenado pela Seti, o foco é atender necessidades de cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que não contam com equipes técnicas.
Desde 2021, quando o programa foi implantado, já foram concluídos 61 projetos para diferentes tipos de empreendimentos públicos para 57 municípios paranaenses. Atualmente, 42 projetos estão em andamento nos escritórios distribuídos nos diversos câmpus das instituições estaduais de ensino superior.