REINALDO SILVA
Da Redação
A 14ª Regional de Saúde de Paranavaí compreende 28 municípios, nos quais estão distribuídas 93 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), com 485 agentes comunitários de saúde (ACSs), profissionais responsáveis por fazer a ligação entre o poder público e a população.
Os ACSs têm papel fundamental no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), pois atuam na prevenção de doenças, identificam as necessidades da comunidade, orientam sobre cuidados básicos, monitoram condições crônicas, coletam dados epidemiológicos e encaminham pacientes à rede de atendimento.
Ao falar sobre a importância dos ACSs, a enfermeira da seção regional de Atenção Primária em Saúde, Natália Feital Paszczuk, destacou que são responsáveis por ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. Por isso, pediu: “Que a população abra as portas para esses profissionais”.
Divididos por territórios, percorrem os bairros da cidade. Vão de casa em casa. Escutam, ensinam, assistem. As equipes de ACSs estão vinculadas às unidades básicas de saúde e seguem critérios da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), atuando conforme as demandas e as peculiaridades de cada grupo de moradores.
A prioridade é atender as pessoas com maior grau de vulnerabilidade socioeconômica e de risco epidemiológico. Essa diretriz, no entanto, não é restritiva: toda a população pode contar com os serviços dos ACSs. “Por mais que a pessoa tenha plano de saúde, em algum momento vai utilizar o SUS”, ponderou a enfermeira da Regional de Saúde.
VALORIZAÇÃO
Apesar da relevância dos trabalhos que desempenham, a avaliação de Natália Feital Paszczuk é que os ACSs formam uma categoria profissional muitas vezes desvalorizada, sob constantes questionamentos quanto à efetividade dos atendimentos à população.
Pensando nisso, a Regional de Saúde está organizando um evento para celebrar o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, em 4 de outubro. Além da presença dos ACSs, contará com a participação de secretários municipais de saúde e de representantes de diferentes órgãos e entidades.
A ideia, conforme explicou a enfermeira da seção de Atenção Primária em Saúde, é aproveitar a data comemorativa para mostrar as ações dos ACSs, com exposição dos resultados obtidos por equipes de vários municípios da região.
Será no Centro de Eventos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Paranavaí, das 8h às 16h.