ADÃO RIBEIRO
Da Redação
A atividade teve a participação de 15 estudantes do 8º ano da Escola São Vicente de Paulo de Paranavaí. Objetivo das aulas com tal recurso é promover a leitura de matérias de jornal para posterior transmissão, via oral, aos demais colegas
Manhã da última quinta-feira (26). Um grupo de 15 estudantes do 8º ano do ensino fundamental desce as escadas em direção ao pátio da Escola São Vicente de Paulo após início das atividades em sala de aula. Cada jovem tem em mãos um exemplar do Diário do Noroeste.
Coordenados pela professora Mariana Cesco Porangaba, de Português e Inglês, os alunos se dividem em duplas, trios e quartetos e se acomodam em mesas redondas, dando início à leitura.
As possibilidades são múltiplas, já que cada um é livre para escolher a matéria a ser lida e dividida posteriormente com os colegas. Rapidamente, uma troca de experiências toma conta do ambiente, estimulando a curiosidade pelos temas.
Os alunos, todos na faixa dos 13 anos, contaram as histórias com desenvoltura:
Rose Mailie se interessou pela matéria que narra uma situação de assédio eleitoral a trabalhadores. A empresa oferecia R$ 150,00 para votar em determinado candidato. “É proibido por lei”, resume.
Chamou a atenção de Eduarda Micaely o texto sobre o que pode ou o que não pode nas eleições. Suas dicas: não pode manifestação coletiva no dia do pleito e não pode boca de urna. Pode usar broche e levar a colinha com o número para votar.
Maria Júlia se manifestou pelas informações ambientais. Ela leu a matéria que fala sobre as queimadas no país. O fogo chegou a tomar 60% do território. O Brasil, destaca o conteúdo, vive a maior seca desde 1980. Isso gera dificuldades respiratórios e outros problemas de saúde, sintetiza a aluna. Por fim, uma crítica: “E tem pessoas não dando importância, se preocupando com pessoas famosas… Fora da realidade”.
Isabela Shikasho e João Miguel dão destaque para o esporte, dois temas com alcance social relevante. Isabela cita os jovens atletas de Paranavaí e de Nova Aliança do Ivaí que participaram dos Jogos Escolares Brasileiros. O corintiano João Miguel diz que acompanha os esportes e por isso leu a página dedicada ao tema.
Por fim e igualmente importante, Maria Eduarda se interessou por uma matéria da Unespar que fala sobre um projeto de aproximação entre a comunidade acadêmica e a população regional. Conclui com uma constatação/reflexão: “A importância da universidade pública e de qualidade”.
O papel da educação
A ideia de trabalhar a oralidade a partir de temas do cotidiano nasceu de uma reunião com os pais. A professora Mariana explica que os pais constataram o exagero por parte dos jovens no uso de telas (celulares, tablets etc.) e redes sociais.
O caminho pensado passa pela leitura e a escola chegou ao Diário do Noroeste, jornal impresso que completa 69 anos no dia 23 de outubro. E assim o grupo busca caminhos compartilhados para compreender o mundo em movimento.
Mariana entende que o momento é de reflexão. Na relação pais e filhos o caminho é o diálogo constante, avalia, sem que os pais cedam no que é essencial para a formação. Essa “negociação” passa, necessariamente, pelo estímulo à leitura nos livros tradicionais e em outras mídias (meios) impressas.
A educadora sugere ainda que a conversa com os filhos transmita a mensagem de que a leitura não é um castigo, mas, sim, um mundo de descobertas capaz de promover o desenvolvimento integral dos jovens. Um dos efeitos imediatos da leitura é a melhora na percepção do mundo ao redor com todas as suas belezas e contradições.
Por fim, as mídias virtuais vieram para ficar, mas é possível conciliar com o mundo físico e assim construir o conhecimento de forma continuada.
Por volta das 9 horas, a equipe do Diário do Noroeste se despediu dos alunos e da professora com a certeza de que a semente plantada vai gerar muitos frutos, ou seja, ao semear leitores hoje, o DN acredita que o mundo colherá muitos homens e mulheres para estimular os saberes que importam – sejam físicos ou virtuais.
Nas palavras da professora Mariana: “O impresso parece que tem gosto”. Tem.