Já está disponível para a população a vacina Abrysvo, imunizante desenvolvido para proteger bebês contra a bronquiolite, doença grave que acomete o trato respiratório. Esta é a primeira vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que previne contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador de várias infecções respiratórias.
Segundo a médica pediatra Agnes Andrade, trata-se de um avanço importante, já que a bronquiolite tem altas taxas de internação e mortalidade no mundo em crianças com menos de 2 anos. “Essa doença tem potencial de gravidade nas crianças, algumas podem precisar inclusive de suporte respiratório”, alerta.
A pediatra explica que a forma de aplicação do imunizante é diferente. Quem recebe a vacina são as mães, ainda durante a gestação, para que o imunizante possa cumprir a finalidade de proteger o bebê durante os seis primeiros meses de vida.
“Essa vacina é feita nas gestantes, de 24 a 36 semanas de idade gestacional, mas a Sociedade Brasileira de Imunização sugere que seja aplicada entre 32 e 36 semanas”, informa a especialista.
O imunizante ainda não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), apenas na rede privada.
Outras formas de prevenção
Para reduzir o risco de colocar bebês em contato com vírus causadores de doenças, a pediatra também aconselha que as crianças, especialmente as recém-nascidas, não sejam expostas a grandes aglomerações de pessoas e que os responsáveis evitem contato com pessoas doentes. Recomenda-se, ainda, lavar as mãos com bastante frequência e manter o calendário vacinal em dia.
SERVIÇO
Agnes Andrade – Médica pediatra (CRM 42.960 // RQE 31.841)
Endereço: Rua Manoel Ribas, 1978, Parque São Lourenço, ICT Clínica, em Paranavaí
Telefone/WhatsApp: (41) 9 9732-2294
Instagram: @agnes.pediatra