Na manhã deste domingo (6), eleitores de Paranavaí estão comparecendo aos colégios eleitorais desde as 8h com tranquilidade e sem grandes filas, fatores decisivos para muitos idosos e pessoas com deficiência. Para Devair Cardoso, cadeirante, e Alaíde Oralino Francisco, de 78 anos, a experiência foi positiva e sem dificuldades, confirmando a preparação da zona eleitoral da cidade.
Devair, que votou no Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto – Unidade Polo, elogiou a estrutura e o ambiente calmo. “Não tive dificuldade para entrar e nem na minha seção. Eu gosto de manter meus documentos em dia e isso faz parte. Eu vou votar até quando eu puder. Gosto de vir de manhã para já ficar livre. É mais sossegado, não tem fila”, disse.
No Colégio Estadual Silvio Vidal, Alaíde também aproveitou a manhã para exercer seu direito de voto, destacando a importância da escolha consciente. Na legislação brasileira, o voto se torna facultativo para pessoas com mais de 70 anos. “Eu acho importante votar para colocar uma pessoa para cuidar da cidade e ver se a cidade anda para frente, porque tem governo que não dá assistência para as pessoas. A gente precisa de uma pessoa inteligente e que saiba das coisas”, comentou.
A idosa ainda criticou aqueles que entram na política sem compromisso: “Têm muitos prefeitos que só querem entrar na política para ficarem sentadões sem fazer nada. Isso não pode acontecer.”