Neste domingo (6), os eleitores de todo o Brasil estão indo às urnas para escolher seus novos prefeitos e vereadores. A votação, que teve início às 8h, segue até as 17h. Durante esse período, várias condutas são proibidas pela legislação eleitoral, a fim de garantir a ordem e a lisura do processo democrático.
Entre as proibições, destaca-se o uso de aparelhos celulares ou outros dispositivos que possam comprometer o sigilo do voto dentro das cabines eleitorais. Também é vedada a divulgação de propaganda eleitoral, uso de alto-falantes, promoção de comícios ou carreatas, além da prática de boca de urna. O transporte irregular de eleitores e a aglomeração de pessoas vestindo roupas ou usando objetos padronizados que caracterizem manifestação coletiva também são proibidos.
Para quem está atuando nas eleições, como mesários, fiscais partidários e servidores da Justiça Eleitoral, o uso de vestuário ou acessórios com propaganda de candidatos, partidos ou coligações é estritamente proibido. De acordo com a tenente Bruna Fernandes, a Polícia Militar reforçou o policiamento em Paranavaí, disponibilizando mais de 14 viaturas para garantir a segurança durante o período eleitoral. “Estamos conseguindo até o momento suprir essa demanda”, afirmou a tenente.