REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que Nova Aliança do Ivaí tenha 1.560 moradores. É o terceiro município menos populoso do Estado, somente à frente de Altamira do Paraná (1.429) e Jardim Olinda (1.309), e soma aproximadamente 200 trabalhadores com carteira assinada. A partir do credenciamento de um posto avançado da Agência do Trabalhador, a Secretaria de Assistência Social pretende ampliar a oferta de empregos e fortalecer a economia da cidade.
A ideia é estruturar o sistema de informações, com cadastro de empresas e captação de vagas. “Vamos traçar o panorama do emprego”, disse o secretário de Assistência Social, Jhonatan Douglas da Silva. As ações serão integradas às políticas públicas voltadas para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, inclusive oferecendo capacitação profissional. Também, uma parceria com o Sebrae/PR irá estimular a criação de empresas na cidade, sejam microempreendedores individuais ou microempresas.
De acordo com o prefeito Ulisses de Souza (Licinho), pessoas devidamente preparadas têm mais chances de colocação no mercado de trabalho, independentemente da área de atuação. Ele destacou que municípios com mão de obra capacitada atraem novos empreendimentos. A expectativa é que até o final de 2022, Nova Aliança do Ivaí tenha mais que o dobro dos atuais postos de trabalho, chegando a 450.
Já existem tratativas para a instalação de uma empresa de decoração na cidade, prevista para o próximo ano, e a promessa de geração de pelos menos 36 empregos diretos. Além disso, o prefeito Licinho estuda a viabilidade da construção um distrito industrial para estimular a economia local.
A chefe regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Marly Bavia, afirmou que o Governo do Paraná tem a intenção de instalar agências ou postos avançados em todos os municípios. Assim, será possível ampliar o atendimento e conhecer detalhadamente o perfil dos trabalhadores, apontando quais são as necessidades de cada cidade e que tipo de mão de obra precisa ser preparado.
Assistência Social – Na manhã de segunda-feira (13), o prefeito de Nova Aliança do Ivaí apresentou as novas instalações da Secretaria de Assistência Social, junto à biblioteca pública. Por anos, a repartição municipal consistia em apenas uma sala, agora tem espaço para abrigar a equipe de funcionários e estruturar de maneira mais efetiva as políticas sociais. “Queremos melhorar cada vez mais nosso desempenho”, disse o secretário Jhonatan Douglas da Silva.
São 22 servidores atuando da Assistência Social. Atendem 140 pessoas através de programas federais, estaduais e municipais. Na avaliação de Silva, as políticas públicas do setor precisam estar diretamente ligadas à oferta de emprego. Sem renda mensal fixa, os moradores não têm condições de sair da situação de vulnerabilidade e permanecem dependentes das ações governamentais.
Apoio – De acordo com o prefeito Licinho, por muito tempo Nova Aliança do Ivaí ficou esquecida, mas a proposta da atual gestão é fazer com que o município cresça e se desenvolva em todos os aspectos. As mudanças estão sendo possíveis graças ao apoio da Câmara de Vereadores e dos funcionários públicos que se dedicam todos os dias a promover os serviços para a população.
Os vereadores Marcir Furlan, Carlos Francisco Ferreira e Clarice Ferreira acompanharam as visitas de ontem e reafirmaram o compromisso de atuar pelo bem de Nova Aliança do Ivaí. Também participaram Maria Izabel Junglaus, técnica da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, e Bruno Guerrer, consultor do Sebrae/PR. Eduardo Rodrigo Cordeiro será o responsável pelos atendimentos no posto avançado da Agência do Trabalhador.