REINALDO SILVA
Da Redação
Quem com pó de giz
Um lápis e apagador
Deu o verbo a Vinicius
Machado de Assis, Drummond?
Quem ensinou piano ao Tom?
Quem pôs um lápis de cor
Nos dedos de Portinari,
Picasso e Van Gogh?
Quem foi que deu asas a
Santos Dumont?
A resposta para os versos de Tânia Maya surge facilmente e parece dançar diante dos olhos: “o professor” – que, por sinal, é o título da canção.
A reverência ao profissional das salas de aula ultrapassa os limites dos estilos musicais e ganha forças através de vozes que conversam com diferentes públicos. Para citar alguns exemplos, Eliana cantou “Ao mestre com carinho” e Leci Brandão, “Anjos da guarda”.
A admiração e a confiança aparecem da mesma forma na decisão dos eleitores de Paranavaí, que escolheram para a próxima legislatura na Câmara de Vereadores quatro professores: Antonio Carlos Utrila, Aparecida Gonçalves, Carlos Alberto João e Ivany Azevedo. Juntos, representam 26% do total de 15 cadeiras.
Reeleitas, Cida e Ivany assumirão o segundo mandato consecutivo. Carlos foi vereador de 2017 a 2020. Utrila, de 2009 a 2012.
A professora Cida se aposentou em 2023, depois de 37 anos dedicados à educação. Ela classifica ser professora como gratificante, embora a profissão não seja devidamente valorizada. “O professor forma opinião, forma cidadãos, é útil para a construção da sociedade.” Encontrar ex-alunos no dia a dia e descobrir que teve participação importante na história de cada um é motivo de felicidade. “Esse reconhecimento é muito bacana.”
Carlos Alberto João cita o sociólogo Florestan Fernandes (1920-95): “Na sala de aula, o professor precisa ser um cidadão e um ser humano rebelde”. Há que contestar e estimular o pensamento crítico, por uma escola que emancipe, defende ele, que se diz apaixonado pela carreira de professor e garante que sempre lutará pela valorização da educação, especialmente do ensino público e gratuito.
Ivany Azevedo resume: “A educação move o mundo”. E mover o mundo, para ela, é um privilégio que não pode ser medido em palavras. Ela costuma dizer que “bons profissionais nascem de bons professores”, por isso defende maior valorização da categoria, seja pelo reconhecimento da importância dos educadores, seja pelo aspecto salarial.
Antonio Carlos Utrila, que atua na educação universitária, exaltou o amor pela docência e sublinhou: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Ser professor é nobre, significa “dirigir inteligências jovens e preparar homens do futuro”. Se há motivo para comemorar? Sim. O amor pela profissão.
Mudanças necessárias
Os vereadores eleitos concordam que houve avanços importantes, como o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que colocou Paranavaí em destaque no cenário estadual.
Apesar dos bons resultados, frutos da dedicação de professores, equipes pedagógicas e demais servidores, algumas demandas se arrastam por anos e requerem olhar atento do gestor público. Há ênfase sobre a necessidade de investir na reforma dos prédios e melhorar a estrutura das escolas municipais.
A questão salarial também aparece nos argumentos deles, não apenas no âmbito da rede municipal, como na estadual.
Os quatro dizem acreditar que a representatividade na Câmara de Vereadores será importante para fortalecer o debate em favor da educação.
Inspiração
Independentemente das questões que precisam ser resolvidas, cumpre enaltecer quem se coloca a serviço da educação. Chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí, Adélia Paixão aproveita este 15 de outubro para parabenizar os professores pela dedicação à nobre missão de educar. “Deixo aqui meu reconhecimento, carinho, respeito, gratidão e admiração por conseguir inspirar tantos alunos ao longo da vida profissional.”
As palavras da chefe do NRE ilustram o protagonismo dos docentes: “Ser professor é ter a certeza de colaborar na formação de seres humanos em busca da realização de sonhos. Você faz parte desse processo, desse percurso. Você é capaz de transformar vidas, pois seu compromisso inabalável com a educação vai além das salas de aula”.
Adélia conclui com agradecimentos e felicitações. “Obrigada por guiar nossos alunos na jornada do conhecimento; obrigada por ensinar com tamanha dedicação nossos estudantes da Região Noroeste do Paraná. Parabenizamos todos os mestres que se dedicam à arte de ensinar. Feliz Dia do Professor.”